A lendária ex-nadadora lésbica australiana Dawn Fraser disse que pretende boicotar as Olimpíadas de Pequim, que acontecem em agosto, em protesto contra a repressão do governo chinês no Tibete.
Nos últimos dias, vários países europeus têm se manifestado contra a organização dos Jogos Olímpicos. Um eventual boicote à competição foi inclusive tema de discussão no Parlamento Europeu. Em Paris e San Francisco, manifestantes contrários à influência da China no Tibete tentaram impedir a passagem da tocha olímpica. O governo chinês, no entanto, já avisou que só liberará visita ao Tibete após os Jogos.
Fraser, cuja carreira teve início no final da década de 50, é ganhadora de oito medalhas olímpicas, quatro delas de ouro. A nadadora disse que as ações da China no Tibete são “horríveis e cruéis”, e que o país “não respeita as pessoas com deficiência e as mulheres”.
Apesar de se manifestar contra a organização das Olimpíadas de Pequim, Fraser disse que não incentivará outros atletas a fazerem o mesmo.
Dawn Fraser se assumiu lésbica em 2001, ano em que lançou sua biografia intitulada “Dawn: one hell of a life”. “Me vejo como uma mulher que teve uma ou outra relação com outras mulheres e que descobriu que isso não era para ela. Quero privacidade para essa parte da minha vida porque sou uma esportista, não um símbolo sexual”, disse na ocasião.