Há algum tempo fiz um post sobre um clube que me procurou e demonstrou muito amadorismo. No final não participamos, e clube fechou poucos meses depois. Hoje a historia se repete mais uma vez e todos perdem com este amadorismo.
Era sábado, meu dia de descanso, estava na minha casa e um desconhecido aparece no meu MSN. Não sei como conseguiu o endereço, veio falando sobre o apoio que ele queria ao clube que iria abrir. Eu já desacreditei. Em pleno sábado, no MSN aparece alguém querendo apoio. Fui bem educado e pedi que me enviasse as informações por email para analisar. Na segunda abro o email, e logo nas primeiras frases vem: "não conte para a x pessoa, ela não sabe". Já vou com outro pé pra trás. Repassei para o departamento comercial para que fosse encaminhado os preços de publicidade. Afinal, como vamos dar apoio a algo que nem existia ainda. Hoje, dois meses depois o clube já fechou. Os motivos? Falta de publico, por quê? Falta de estrutura descente.
Eu não me vejo como dono de boate. Não é meu business. O meu negocio é internet, mas não descarto e nem acho impossível. Acho impossível nesses próximos 10 anos, e também entrar em mercados tão concorridos como São Paulo e outras capitais. Se em alguma etapa da minha vida eu entrar nesta área, eu me vejo em uma cidade praiana, e provavelmente onde não haja uma concorrência. Espero que o meu negócio venha pra somar e não pra dividir, tenho certeza que daqui uns 10 anos, em cidades litorâneas vão surgir ótimos novos mercados para clubes gays.
Acredito que para o empreendedor que vai abrir uma boate gay deveriam seguir algumas regras, não que essa seja uma receita de bolo milagrosa, mas que deveria ser mínima.
– Estude o mercado.
Vá até o concorrente e veja quais são as falhas dele. Para mim parte do sucesso da TW é que eles corrigiram os problemas da antiga Level como: Longas filas pra entrar, falta de cartão de consumo, shows demorados, banheiros sujos… Não é pra copiar é pra estudar o que já tem no mercado e o que pode ser feito de diferencial.
– Calcule o investimento.
Pense que o clube pode demorar no mínimo seis meses, até um ano pra pegar. Calcule o salário dos funcionários neste período, o aluguel das aparelhagens, aluguel do imóvel, impostos e etc. Tenha esse dinheiro em conta. A pior furada é fazer algo contando com o dinheiro que vai possivelmente lucrar.
– Não cometa erros primários.
Certas coisas têm que ser de primeira linha em uma boate, como: Ar condicionado, aparelhagem de som, decoração e o staff de funcionários. Economizar vai custar bem mais caro
– Não tenha pressa em inaugurar.
Só marque a inauguração do clube quando estiver tudo pronto. Nada mais queima filme do que o local com a tinta fresca sujando a roupa das pessoas. Ou com funcionários que não sabem como preencher a comanda do cliente (isso aconteceu em SP, acredite!). Faça testes no local convidando amigos pra testar o banheiro, o bar, o pagamento de comandas, a refrigeração, a refrigeração da cerveja.
– Trabalhe em horário comercial
Nada mais chato do que contatar os envolvidos como: fornecedores, apoiadores ou patrocinadores através de MSN ou ORKUT, durante a noite ou em finais de semana. Aja como um escritório comercial. Contrate uma assessoria de comunicação/imprensa se você não tem experiência nesta área, vai dar uma boa primeira impressão sobre seu clube. Se a grana não der, pegue no mínimo um estagiário de jornalismo pra fazer isso, escrever sem erros de português é o mínimo.
– Logística
Pense na vazão que as portas e passagens têm que ter, o numero de barmans, o numero pessoas na recepção, o numero de banheiros e mictórios que o espaço pretende receber. Também pense na saída se vai haver taxi no dia.
– Staff
Segurança é um problema. Pense no numero certo e no treinamento e experiência dessas pessoas. Na inauguração de um clube de SP (que já fechou claro), vi seguranças apontado e rindo de casais gays se beijando. Pense nisso com antecedência. Este treinamento básico deve ser dado a todos os demais funcionários, e se possível até os taxistas e manobristas.
– Documentação
Em cidades como SP principalmente, a documentação chegou a ser a parte mais difícil da historia. Contrate gente experiente para não cometer erros que levem a não liberação do estabelecimento pelos órgãos competentes. Agir dentro da lei pode ser mais difícil, mas com certeza é mais inteligente.
– Gays
Se você vai montar um clube gay, lembre-se em contratar um mínimo de 60% de funcionários gays. Afinal, eles vão ter uma visão melhor do que a comunidade procura, é claro que as pessoas devem ser escolhidas pela competência, mas ter gente do segmento que você quer trabalhar próximo vai ser no mínimo uma mão na roda.
– Ética
Aja dentro da ética profissional, crie uma boa relação com os concorrentes e com os demais empresários. Não leve concorrência pro lado pessoal. Não persiga outros estabelecimentos ou aja de meios exclusos. Também não entre na briga do vip, trabalhando de graça pra todo mundo esperando atrapalhar o movimento financeiro do concorrente (eu sou vitima disto há anos), não faça a divulgação da sua casa próximo ou dentro da casa do concorrente(também já fui vitima). Tente ser mais uma opção e não a mesma proposta do concorrente que deu certo.
A noite gay ainda vai ter bons estabelecimentos, e tudo vai depender de idéias inovadoras e determinadas. Alguns empresários têm casas noturnas que não deram certo pra outro publico e acredita que fazer um clube gay é só passar uma fita rosa em volta, engano deles, o buraco é bem mais embaixo. Outro grande segredo pra qualquer negocio é que o objetivo seja criar um novo serviço e servir bem aos clientes, e não vir com aquela grande burrice: "meu clube vai acabar com a boate tal…", esse já vai ser o primeiro erro e vai gerar grande antipatia.