O Espaço Ganha Tempo, em Barueri, na Grande São Paulo, recebe a partir do próximo dia 1º de junho a exposição "Corpos que se Atraem", que traz fotos em preto e branco de casais homossexuais seminus.
Idealizado pelo fotógrafo Fernando Souza, a mostra pretende conscientizar a população sobre a discriminação contra a população LGBT. No total, a exposição apresenta 21 fotografias em telas de quase dois metros de altura, sendo que 18 delas trazem casais gays e outras 3 mostram casais heterossexuais.
As imagens evidenciam casais abraçados, com marcas no corpo, ilustrando o medo que sentem diante de um ato simples de carinho. "Tomei muito cuidado com o trabalho, pois tenho em mãos a possibilidade de desmistificar a imagem distorcida que muitos têm sobre a homossexualidade", diz Souza. "Vivo essa realidade e, embora nunca tenha sido vítima de preconceito, sei que ele existe."
A ideia de expor casais gays em poses reveladoras mas sutis surgiu há dois anos, quando o fotógrafo passou a lidar com questões sociais. Segundo ele, esse é o primeiro de muitos projetos sobre homofobia que ele pretende levar ao público. "Meu objetivo é fazer as pessoas se questionarem sobre seus conceitos e pré-conceitos", afirma Souza. "Quero defender esta causa porque acredito ser uma causa justa. É dura essa fase da aceitação, do medo de se assumir. Amadurecemos muito com tudo isso e carregamos um fardo pesado até ganharmos força e sermos admirados por aquilo que defendemos", conclui o fotógrafo.
Serviço:
Exposição fotográfica Corpos que se Atraem
Espaço Ganha Tempo – Av. Mendes Guerra, 550, Barueri – SP
De 1º a 30 de junho
Grátis