A polêmica do casal gay expulso de um pub londrino por conta de um beijo continua rendendo. Agora nas páginas do Facebook. Richard Metzger, apresentador de um talk show na Inglaterra, postou um evento na rede social para divulgar o beijaço que foi organizado em Londres em forma de protesto à expulsão do casal.
Junto com o texto, que explicava o que tinha ocorrido com o casal e convocava os usuários a participar do beijaço, Richard postou uma foto de um casal de homens se beijando. Rapidamente a página do evento foi deletada do Facebook e o apresentador recebeu uma tarja preta na sua página da rede social.
A empresa enviou um email para o apresentador com a seguinte justificativa para o procedimento: "Olá, o conteúdo que você compartilhou foi removido porque violava a Declaração de Direitos e Responsabilidades do Facebook. Ações que contenham nudez ou qualquer tipo de conteúdo gráfico ou sexualmente sugestivas não são permitidos no Facebook. Esta mensagem serve como um aviso. Violações adicionais podem resultar no encerramento de sua conta. Por favor, leia a Declaração de Direitos e Responsabilidades com cuidado e se abstenha de publicar material abusivo no futuro. Agradecemos antecipadamente por sua compreensão e cooperação. A equipe do Facebook".
A foto, como você confere ao lado, não tem nenhuma imagem de nudez ou conteúdo sexualmente sugestivo. Não é preciso uma busca muito grande no Facebook para encontrar páginas e mais páginas com fotos similares de casais héteros se beijando. Para Richard, o Facebook se afirma como um administrador que "olha para cada relatório" de uma violação, por isso parece improvável que esta seja resultado de uma proibição automática do site.
A rede de relacionamentos de Mark Zuckerberg não se manifestou a respeito da censura da foto. Uma atitude um tanto intolerante e equivocada para uma empresa que se considera uma das mais influentes e de vanguarda da nossa época.