O Facebook foi alvo de protestos nesta semana depois de excluir a foto (veja abaixo) de um beijo gay de um homem indiano. Kanwar Anit Singh Saini, 32, é produtor musical, mora em Toronto, e participou de um dos protestos contra a proibição do sexo gay na Índia, que aconteceu em diversos lugares pelo mundo.
Durante a manifestação, Saini tirou uma foto dando um beijo em outro homem e no dia seguinte postou a imagem no Facebook, com a seguinte legenda:
"Ontem à noite, meu tio indiano me disse que se soubesse que eu era gay, antes dos 20 anos, teria me matado. Ele também disse que sou gay porque fui molestado quando criança e estou no ‘caminho errado’. Fod*-se o meu tio. Fod*-se a lei 377 [que proíbe o sexo gay na Índia]. Eu estou muito orgulhoso de ser ‘ilegal’ em qualquer contexto. Devo isso a minha herança Sikhi e a minha mãe”.
Minutos depois da postagem, a foto recebeu milhares de compartilhamentos e curtidas. No entanto, no fim da noite, o Facebook enviou uma mensagem ao perfil de Saini dizendo que ele havia violado os termos e políticas da rede social e por isso sua foto seria excluída, assim como o perfil seria suspenso por 12 horas.
Indignado, Saini foi até o Twitter e desabafou. “Idiotas homofóbicos estão por aí passando mensagens de ódio e violência, por que não apagar essas postagens?, questionou o indiano.
Amigos de Saini resolveram então reproduzir a foto em suas redes sociais e conseguiram chamar à atenção. Matt Steinfeld, porta-voz do Facebook, chegou a declarar que a foto foi removida "erroneamente” e que o perfil de Saini voltaria ao ar em instantes.
A foto postada por Kanwar Anit Singh Saini no Facebook