Menu

Conteúdo, informação e notícias LGBTQIA+

in

Facebook X Twitter

Faz algum tempo que eu tenho meu perfil no Facebook replicando as postagens do Twitter. Eu sempre ouvi do Erik Galdino que não é bacana.  Ele diz que certas coisas podem ser ditas só no Twitter e outras só no Facebook. Eu sempre respondi que não entendia assim, e que acho pratico a replicação porque toma tempo entrar nas duas redes sociais pra postar a mesma coisa.

Só por agora eu compreendi. As duas redes são diferentes, as pessoas são diferentes, e as postagens são lidas de forma diferente.

No Twitter existe um deboche maior, o senso de humor é maior, e as frases são mais enaltecidas. Assim frases bem pensadas, com mais sentidos, debochados, escrachados e com mais profundidade são bem aceitos. Essas frases no Facebook podem ser visto como pretensão, chatice e repostar algo sobre um mesmo assunto pode soar repetitivo, deve-se postar quando a postagem anterior já repercutiu.

No Facebook é tudo meio visual, muita ostentação, aplicativos, mais seriedade, tem também a migração em massa vinda do Orkut. Ai não falta gente que tira foto dentro do avião, na fachada do hotel, com taça de champanhe, dentro da piscina… ai fica um pouco cafona.  É engraçado é que tudo que o Twitter mais presa é a objetividade, mas acho que é no Facebook que ela é mais necessária. Um post ao vento com pouca informação não é mal visto no Twitter, mas no Facebook sim. Talvez porque no Facebook tudo passa por aprovação, tem que ser comentado ou curtido, no Twiiter não fica publico os replys ou o retuites.

No Facebook existe a reciprocidade, quem voce acompanha, também te acompanha, diferente do Twitter. Essa reciprocidade também pode ocorrer no Twitter, pois algumas pessoas só são "seguiveis" se seguirem de volta, são follows baseados em amizade. Mas também tem as pessoas que são seguidas por para fonte de informação.

Sair da versão mobile