Menu

Conteúdo, informação e notícias LGBTQIA+

in

Famosos respondem “o que é ser homem?” e tocam em conservadorismo e homofobia

O site Uol Mulher fez uma pergunta direta e complexa para famosos e anônimos: "O que é ser homem hoje em dia?". E as respostas mostraram alguns avanços, conservadorismo social e até homofobia.

+ Gritos de "bicha" ainda marcam jogos de futebol

Enquanto alguns encararam "ser homem" como ser "tão diverso quanto a mulher" – conforme afirmou o Padre Beto, excomungado pela igreja Católica – outros declararam que é ter um poço de adjetivos para a parceira do sexo oposto – como que, para ser homem, a pessoa precisasse ser necessariamente heterossexual.

"Ser homem significa respeitar e tratar as mulheres do jeito que elas merecem", afirmou o cantor Ivo Mozart. "É se mostrar companheiro, ser honesto com a parceira, além de amigo, parceiro e amante", diz o ator Emilio Orciollo Netto. Já o cirurgião bucomaxilofacial Alessandro Silva afirmou que: "Se o homem de hoje exerce um papel de cabeça do lar, a mulher é exatamente o pescoço".

Dentre os discursos, a modelo Ângela Bismarchi causou a maior polêmica. Ela afirma que sente falta do homem amante e pai de família retratado nas novelas de Janeta Clair e Dias Gomes, e que não aprova os homens gays que aparecem nas atuais novelas.

+ Jovem é queimado em ritual de "purificação de gays"

"Hoje em dia, o homem beija o outro homem na boca, vai para a cama com o seu igual e só falta engravidá-lo. E tudo isso na frente dos televisores de 200 milhões de brasileiros, como se fosse muito natural e sem tarja de censura para menores. Hoje em dia eu não sei mais definir o que é o homem, só sei que muitos estão querendo que ele seja uma mulher".

Sobre alguns avanços no discurso, estão as frases da apresentadora Ester Jablonski – Antigamente, homem era o contrário de mulher. Hoje, é um work in progress (trabalho em andamento) – do roteirista Ricky Mastro – "É poder chorar sempre que eu quiser, poder amar quem eu quiser e respeitar as mulheres como eu quero que respeitem a minha mãe e a minha irmã".

+ Marina Lima diz que Brasil está mais tolerante com LGBTs

"Um grande desafio do homem de hoje é conseguir se enxergar e compreender sua real dimensão na espécie humana. É fazer a sua revolução, como as mulheres fizeram, para descobrir um horizonte de liberdade enorme, diferente de tudo o que ele já se impôs em termos de missão e papel", afirma a cartunista Laerte.

E, para você, o que é ser homem hoje em dia?

Sair da versão mobile