No último domingo (9) o programa dominical "Fantástico", que é exibido pela Rede Globo, veiculou uma extensa reportagem a respeito dos crimes homofóbicos, direitos que a comunidade gay tem conquistado e também relatou o fato de que leis pró-LGBT estão paralisadas no Congresso Nacional.
Os jornalistas Zeca Camargo e Patrícia Poeta iniciaram o bloco noticiando com notável satisfação o fato de que o Conselho Federal de Medicina aprovou que casais homossexuais tenham o direito à reprodução assistida. Com feições mais sérias, os apresentadores atentaram para o fato de que, apesar de significativos avanços, o Brasil ainda luta contra crimes motivados por homofobia.
Durante a reportagem, que tem duração de sete minutos, os principais casos de homofobia foram retratados: o assassinato de Alexandre Ivo, 14; o jovem baleado por um policial durante a Parada Gay do Rio de Janeiro do ano passado; e as recentes agressões ocorridas na avenida Paulista.
O ativista Claudio Nascimento foi entrevistado pela reportagem. Claudio contou sobre a sua união feita em contrato civil. Posteriormente, a desembargadora aposentada Maria Berenice Dias foi lembrada como a primeira juíza a dar ganho de causa a um casal homossexual que buscava reconhecimento de sua união.
Assista a seguir à reportagem na íntegra.