A revista Época desta semana traz como reportagem de capa a história dos sargentos Laci Marinho de Araújo, 36, e Fernando Alcântara de Figueiredo, 34, os primeiros militares a assumirem publicamente sua homossexualidade a um veículo de grande circulação no país.
“Nós somos um casal e mantemos uma relação estável há mais de dez anos”, contou Laci à Época. “É tudo como um casal normal”, disse Fernando.
Segundo a reportagem, Laci é também vocalista da banda Terceira Visão, e se apresenta como cover da cantora Cássia Eller, assumindo no palco seu alter ego: Eron Anderson.
O relacionamento entre os sargentos começou no segundo ano do Exército. Foi quando eles decidiram sair do quartel para viverem juntos numa pensão e, mais tarde, em um apartamento. A aproximação entre os dois chamou a atenção dos demais companheiros, incluindo seus superiores, que até então achavam que o relacionamento entre os sargentos não passava de uma simples amizade.
Atualmente, o casal se vê envolvido no epicentro de uma guerra com o Exército. Em 2007, Laci passou seis meses fora do trabalho, alegando problemas de saúde. No dia 21 de maio, a justiça militar mandou prendê-lo. Considerado desertor, ao final do processo ele poderá ser expulso.