No próximo sábado (24), véspera da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo, a ICM – Igreja da Comunidade Metropolitana realizará uma cerimônia coletiva de benção de união de casais do mesmo sexo.
Entoando hinos de louvor, cinco casais homossexuais – três deles formados por mulheres – farão votos e trocarão alianças na presença do Ministro do Evangelho, de familiares, amigos e importantes lideranças da comunidade GLBT.
O tradutor e coordenador de projetos sociais, Lula Ramires, e o namorado Guilherme, participarão da bênção ao lado de outros casais, vindos de cidades como São Paulo, Guarulhos, Rio de Janeiro e Porto Alegre.
Segundo Ramires, a princípio a idéia era fazer um culto especial, já que a ICM realiza culto aos domingos em suas diversas comunidades – são 7 capitais em todo o Brasil. “Mas como eu pessoalmente estava em vias de pedir a Benção de União, surgiu a idéia da celebração coletiva, que a nosso ver daria impacto pelo seu caráter inovador na semana da parada”, explica. “Em meio a festas, debates, seminários, lançamento de livros e tantas outras manifestações culturais e políticas, fazia sentido mostrar que GLBT também amam e acreditam em Deus e pedem sua proteção.”
Fundada em 1969 pelo Rev. Perry Troy, na cidade de Los Angeles, Estados Unidos, a ICM é uma igreja cristã inclusiva e está presente em mais de 30 países. Ramires diz que o objetivo da benção coletiva é “mostrar à comunidade GLBT e à sociedade em geral que, diante de Deus, todo amor é sagrado”. “Mostrar ainda que Deus ama e cuida de todas as pessoas, e que a orientação sexual e identidade de gênero não são empecilhos para isso”, destaca.
Para o tradutor, a cerimônia tem um significado especial. “Eu e Guilherme estamos juntos há quase dois anos. Na semana seguinte também assinaremos o termo de união no cartório. Invocar a presença de Deus em nossa vida tem a intenção de fortalecer ainda mais nosso relacionamento nos fazendo lembrar que tudo em nossa vida é fragil, mas que juntos e com a proteção divina, teremos mais força para superar os obstáculos e construirmos o caminho da nossa felicidade”, diz Ramires.
O ato será realizado em parceria com o grupo CORSA – Cidadania, Orgulho, Respeito, Solidariedade e Amor e acontecerá na sede do Sindicato dos Químicos e Plásticos de São Paulo (rua Tamandaré, 348, Liberdade) a partir das 18h30. A cerimônia é aberta a todos que queiram assisti-la.