No dia 02 de junho a cabeleireira Fernanda Lima venceu o concurso Miss Brasil Transex 2008, um sonho de muitas meninas trans que dedicam anos de sua vida para chegar a tal vitória. O título de Fernanda, no entanto, foi um fruto do acaso. "Eu não ia participar, já tenho 28 anos, a maioria das meninas têm 18. Jamais imaginei que fosse ganhar", conta. Com a conquista do título, a Miss ganhou uma vaga na disputa internacional que acontece na Tailândia no dia 15 de novembro.
"Não vou porque a organizadora do concurso desapareceu há quase dois meses. É ela que está com o dinheiro e ninguém sabe dela", revela Fernanda Lima o motivo de sua ausência na disputa internacional. "Eu ganhei o concurso e fiquei na mão da Rosana Star (organizadora do Miss Brasil Transex). Nós fizemos um evento para arrecadar o dinheiro e depois disso ela simplesmente desapareceu", lamenta a Miss.
Fernanda conta que confiava na organizadora. "A Rosana Star Produções todo mundo conhece, eu pensei que fosse sério, que ela fosse uma pessoa idônea, nunca passou pela minha cabeça que uma pessoa como a Rosana, que organiza um evento no Anhembi, fosse fazer isso com o dinheiro, e sumir".
A cabeleireira fala que depois do concurso e do sumiço de Rosana, ficou abandonada por todos da produção. "Todas as pessoas que estavam envolvidas com a organização não fizeram nada, não vi ninguém se mobilizar. É um bando de mercenários que só pensam em dinheiro", critica Fernanda. "Todos os telefones dela estão desligados, ninguém sabe da Rosana, nem a irmã dela que mora aqui em São Paulo", diz. Após o sumiço da organizadora, Fernanda diz que tentou encontrá-la para saber o que estava acontecendo, mas, não obteve sucesso.
Na festa “Miss Brasil Vai à Tailândia”, Fernanda conta que foi angariada a quantia de R$33 mil e que o dinheiro ficou concentrado nas mãos de Rosana. “A festa foi na segunda-feira. Na quarta, ninguém mais tinha informações dela”, conta
Chateada com a situação, a bela diz que não pretende passar a faixa e a coroa para a próxima Miss Brasil Transex. “Se a organizadora do ano que vem for a Rosana, eu não levo [a coroa]. Não quero compactuar com mais uma que será enganada”, revela.
Outro lado
A reportagem do A Capa entrou em contato com as pessoas da organização do concurso. Roberto Mafra e Gabriel Cavalcante que trabalhavam juntos com Rosana Star e cujos nomes apareciam no flyer de divulgação do evento, deram suas versões do fato, mas negam culpa.
Mafra contou que esse ano apenas cuidou da cenografia do evento. "Este ano quem organizou o concurso com a Rosana Star foi o Gabriel [Cavalcante], eu não me envolvi, fiz apenas a cenografia e a coreografia do concurso. Agora, a organização geral foram deles. E na verdade é assim, eu tentei até dar uma força para a Fernanda ir à Tailândia, só que não pude fazer muito", explica. Sobre a Rosana Star, ele disse não ter mais "vínculos com ela".
Gabriel Cavalcante assinou a organização geral do evento, mas sobre o ocorrido pós-concurso ele diz que "tem coisas que fogem do nosso controle. A gente fica subordinado a algumas pessoas, a direção geral não era minha. Tudo que foi proposto pela Rosana para eu fazer, eu fiz. E todos ficaram satisfeitos".
A respeito do sumiço de Rosana, Gabriel relata que "depois do concurso a Rosana teve uns eventos para fazer com a Fernanda para arrecadar dinheiro para ir a Tailândia, só que nesse momento eu já nem estava mais trabalhando com Rosana. Tive algum contato com ela depois, porque as pessoas continuavam me ligando por conta do concurso, mas eu não tenho nada a ver com a parte de levantar fundos para a viagem".
Gabriel conta que esse tipo de atitude faz parte do currículo de Rosana Star. "Pelo que eu sei e o que eu escutei da Rosana é que ela sempre faz isso: ela vem aqui, organiza o festival, depois que acaba vai pro Rio, some uns cinco meses e depois volta". Sobre a não participação de Fernanda Lima na disputa pelo título de Miss Mundo Transex, ele diz que "a questão de ela [Fernanda] não ter ido à Tailândia é uma coisa com a Rosana."
A reportagem de A Capa, procurou Rosana Star e também tentou entrar em contato com ela. Não obtivemos resposta até o fechamento desta matéria.
Depois de toda essa confusão, perguntamos para Fernanda Lima se ela se arrependeu. "Não me arrependo de ter entrado nessa, me arrependo de ter acreditado, foi uma ilusão". Sobre Rosana Star, ela diz que tem "mágoas dela" mas, "raiva não". "Ela me deve satisfações", afirma a Miss. Entristecida com o ocorrido, diz que do concurso leva "as fotos, a coroa e a faixa".