Foi-se o tempo em que as animações eróticas eram exibidas apenas em sites. Alexander Mello criou em 2006 o ‘Festival Internacional de Animação Erótica’ (FIAE). Este ano, a 3ª edição da mostra acontece entre os dias 6 e 14 de novembro no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro. Depois, os filmes também serão exibidos em São Paulo entre os dias 2 e 7 de dezembro no HSBC Belas Artes. O destaque é a presença de desenhos gays.
Alexander conta que percebia no Rio uma série de salas de cinema pornô, e viu nelas a chance de realizar um sonho. "Resolvi levar o público para estes lugares e criar o primeiro festival de desenhos eróticos do mundo". Para receber os filmes, criou um site e abriu inscrições para diretores renomados e para estudantes. O resultado foi surpreendente, o ‘1º Festival de Animação Erótica’, realizado no Cine Íris, foi um sucesso.
Com classificação etária de 16 anos, a mostra conta com 200 produções entre nacionais e internacionais e pretende abrir espaço para novos filmes e cineastas, além de estimular a exibição dos desenhos que não fazem parte do circuito tradicional de cinema no Brasil. "Existe preconceito, porque é um mercado novo. Mas, do primeiro ano para cá já conseguimos abrir muitas portas, o número de inscrições triplicou", revela Alexander.
Filmes gays
Entre as produções, há espaço inclusive para as relacionadas à comunidade gay. Os destaques são ‘A descoberta de Luke’, do diretor brasileiro Alan Nóbrega. O filme conta a história de um jovem de 18 anos, pela primeira vez em uma sauna gay, ele descobre que as coisas não são como ele imaginava; ‘Amor e Casamento’ (Ask and Avlilik), da diretora turca Özgül Gürbüz, relata a vida de uma mulher disposta a realizar quaisquer fantasias sexuais para satisfazer seu marido. O britânico ‘Aquiles’ (Achilles) é sobre a Guerra de Tróia, a produção coloca a relação entre Aquiles e Pátroclo sob um ângulo mais romântico.
O festival tem ainda a história de super-heróis americanos, ‘A dupla ambigüidade gay’ (The Ambiguously Gay Duo) de J.J. Sedelmaier, mesmo autor de ‘Beavis and Butt-Head’. E a animação francesa ‘Lua Cheia nas Gueixas Gatinhas’ (Pleine Lune Chez les Geishattes) de Lyonel Kouro, que fala sobre um efeito afrodisíaco causado pela lua em 4 gueixas.
Para mais detalhes e informações sobre a programação completa, visite o site do festival. Confira fotos de algumas animações!
Serviço:
Rio de Janeiro
Local: MAM – Museu de Arte Moderna
Data: 06 a 14 de novembro de 2008
Sessão Especial de Abertura: 06 de novembro de 2008 às 20:00 (somente para convidados).
Sala: Cinemateca do MAM
Capacidade da sala: 180 lugares
São Paulo
Local: HSBC Belas Artes
Data: 02 a 07 de dezembro de 2008
Sessão Especial de Abertura: 02 de dezembro de 2008 às 20:00 (somente para convidados).
Sala: Mário Andrade – Sala 6
Capacidade da sala: 95 lugares
Horário das Sessões: 13:30 – 15:30 – 17:30 – 19:30 – 21:30