in

Festival de Cinema do Rio exibe filmes de Madonna e tem duas mostras gays

Cariocas amantes de cinema já pediram férias no emprego até a próxima semana. Isso porque começou na última quinta-feira (25/09), o Festival do Rio 2008. Este ano o evento tem duas mostras de filmes gays e logo na estréia, exibiu longas de Madonna nas versões ficção e documental. Até o dia 09/10 serão exibidos 350 filmes de 60 países, em 30 salas espalhadas pela cidade.

Durante duas semanas de exibição, o percurso cinematográfico vai incluir as mostras Panorama, Expectativa, Midnight, Gay, Fronteiras, Dox e Premiére Brasil. Esta última reúne lançamentos das produções nacionais, como o longa ‘Última Parada 174’, de Bruno Barreto, escolhido para representar o Brasil no Oscar 2009. As mostras gays são ‘Mundo Gay’ e ‘Retropectiva de Derek Jarman’.

Mundo gay, tem espaço dedicado a filmes que trazem a diversidade sexual como tema e conta este ano com 13 longas, entre documentários e ficções, nacionais e internacionais, em sua programação. Destaques para o documentário americano ‘By the Way’, que investiga a bissexualidade nos Estados Unidos sob uma ótica social e científica. Já o italiano ‘De repente, o inverno passado’ (Suddenly, Last Winter) discute a legislação e os direitos de casais homossexuais. O brasileiro, ‘Rainha’, relata os bastidores do concurso Miss Brasil Gay.

A Retrospectiva Derek Jarman, traz longas mais significativos do diretor inglês que também era ativista gay, como ‘The Angelic Conversation’, ‘Óstia’ e ‘Blue’, seu último longa.

Madonna

Durante o primeiro dia de sessões abertas para o público, o percurso exibiu a estréia de ‘Última Parada 174’, além de dois filmes de Madonna. ‘Eu Sou Porque Nós Somos’, foi feito para explicar sua relação com o Maláui, país africano onde adotou seu terceiro filho, David Bana. A primeira experiência de Madonna como diretora de ficção, "Sujos e Sábios", também integra a programação e será re-exibido hoje.

Para acessar a programação completa do Festival do Rio, clique aqui.

Thiago Fragoso será capa da revista gay Aimé

Lésbicas terão direito a visita íntima em penitenciária do Rio