in

Festival de cinema em Salvador faz retrospectiva de curtas gays nacionais

Acontece em Salvador desde o dia 18 a 7ª edição do Panorama Internacional Coisa de Cinema. O tradicional evento vai até o dia 25 deste mês, com uma programação extensa e variada, com direito a um bloco de temática LGBT.

A Mostra Coisa Linda de Cinema tem curadoria do cineasta Marcelo Caetano, diretor dos premiados curtas em documentário "Phedra" (2008, sobre a cubana Phedra de Córdoba) e "Bailão" (2010, sobre a tradicional casa noturna gay paulistana).

Marcelo criou uma seleção com dez curtas-metragens clássicos dos últimos dez anos na produção brasileira. Praticamente todos foram premiados em festivais e mostras, alguns inclusive fora do Brasil. Os filmes foram divididos em dois programas: Sessão Marcha e Sessão Brilho.

Na primeira, surgem curtas como "O Amor do Palhaço" (2005, de Armando Praça) e o multipremiado "Eu Não Quero Voltar Sozinho" (2010, de Daniel Ribeiro). Na segunda, destaque para "Homem Ave" (2010, de Rafael Saar), "Rasgue Minha Roupa" (2002, de Lufe Steffen), "Tá" (2007, de Felipe Sholl) e "A Mona do Lotação" (2002, de Eduardo Mattos e Daniel Ribeiro).

"Juntar estes curtas em uma mostra não significa trazê-los de volta para o gueto, mas sim analisar e se deliciar com os caminhos que esta produção percorreu nos últimos anos. A diversidade vista por um prisma multifacetado e colorido", afirma o curador.

Para quem estiver em Salvador esta semana, programa obrigatório. Confira datas e horários no site do Festival.

Serviço:
Coisa Linda de Cinema
Espaço Unibanco de Cinema Glauber Rocha
Praça Castro Alves s/nº – Centro
Sala Walter da Silveira
Rua General Labatut, 27, Barris
Salvador (BA)

Com Daniel Peixoto na capa, revista A Capa #24 fala do universo queer; leia na íntegra

Governo chinês proíbe músicas de Lady Gaga, Katy Perry e Britney Spears