in

Festival de cinema termina hoje com filme gay em São Paulo

Termina hoje (19), em São Paulo, o Festival de Cinema Latino-Americano. Em sua sétima edição, o evento trouxe à maior cidade brasileira produções de diferentes países da América Latina que, sem ele, teriam permanecido inéditas, já que o mercado tradicional, segundo críticos, é dominado por Hollywood.

Para encerrar a mostra hoje, no Cinesesc, está programado um especial chamado Fronteiras, com curtas-metragens do Peru, México, Colômbia e Brasil.

Para o público gay, o destaque é o curta peruano Loxoro (foto), da cineasta Claudia Llosa. Com 28 minutos, a produção ganhou, em fevereiro, o Teddy Bear (o Urso gay) na categoria curta, em Berlim.

Loxoro aborda a linguagem falada por gays e transexuais no Peru – algo como o "bajubá" no Brasil, aquenda, mona? – e se aproveita desse gancho para retratar a segregação de que eles são vítimas em Lima. Tudo isso guiado pela história de uma transexual que procura sua filha, que, fugida de casa, provavelmente está se prostituindo para viver.

No Brasil, a questão do "idioma gay" rendeu um dicionário, Aurélia, lançado em 2006. Loxoro será exibido a partir das 21h. A entrada é gratuita e, por isso, recomenda-se a chegada com antecedência.

Serviço
Loxoro
Local: Cinesesc – Rua Augusta, 2.075.
Telefone: (11) 3078-0500
Quando: quinta, 19, 21h; entrada gratuita
 

Ator pornô François Sagat se veste com look de Madonna; veja fotos!

Taxista atira em três jovens gays; polícia investiga motivação homofóbica