A partir do dia 19 de março, começa a 17ª edição do Festival de Teatro de Curitiba, que traz diversas montagens relacionadas ao universo homossexual, assim como peças escritas por dramaturgos gays.
No espaço Mostra Contemporânea, um dos destaques da programação é a peça “Aqueles Dois”, da companhia mineira Luna Lutera. Criado a partir do conto homônimo de Caio Fernando Abreu, o espetáculo descreve a rotina de uma repartição pública. Dentro deste universo, revela-se o desenvolvimento de laços de cumplicidade entre dois de seus novos funcionários, gerando incômodo nos demais. Num deserto de almas também desertas, uma alma especial reconhece de imediato a outra.
Já no Fringe, que reúne a programação alternativa, uma boa pedida é o espetáculo “Loucas, nervosas e equivocadas”, da Cia. Máscaras de Teatro. Na trama, três amigos homossexuais moram juntos e almejam fazer sucesso na carreira artística, mas ao invés de agir, estão sempre suspensos em questionamentos e envoltos em sonhos. Tudo parece um emaranhado de repetições e dificuldades de comunicação nesta comédia divertida e repleta de elementos do Teatro do Absurdo.
Para as meninas, “Lábios do Preconceito” da Cia. de Atores Andréa Furtado apresenta a história de uma cantora que mora com sua melhor amiga e acaba se apaixonando por ela. A montagem traz ainda um marido escuso e um ativista gay.
Para obter a progamação completa, acesse: www.festivaldeteatro.com.br