Acontece entre os dias 19 e 22 de novembro a 21ª edição do Festival de Turismo de Gramado. Pela primeira vez, o evento terá um estande (foto) dirigido ao público GLS, uma iniciativa da TAM Viagens, Abrat GLS, IGLTA (Associação Internacional de Turismo Gay e Lésbico) e revista Via G.
Considerado um dos mais importantes do mundo no segmento, o festival resolveu apostar no turismo para gays e lésbicas por entender que o mercado para esse público já é uma realidade. "Turistas gays movimentam milhões de dólares mundo afora, e não há sentido ele continuar excluído", diz Marta Rossi, uma das organizadoras.
Durante os quatro dias de evento, serão ministrados workshops e palestras, além da exposição de material promocional das empresas patrocinadoras. Segundo Alex Bernardes, da Via G, já estão confirmados para o salão GLS hotéis nacionais e internacionais, agências de viagens, companhias aéreas, entre outras empresas do segmento. "A expectativa é realizar um grande festival e consagrar de vez o turismo GLS no Brasil", afirma Bernardes.
De acordo com Clóvis Casemiro, embaixador da IGLTA no Brasil e gerente comercial da TAM Viagens, a intenção é "trabalhar o turismo GLS como nicho, com suas necessidades e diferenciais, como ocorre com qualquer outro segmento, dentro de uma feira voltada apenas a profissionais."
Este ano, 13 mil pessoas devem circular pelos 17 mil metros quadrados de feira. A expectativa da organização é reunir 300 expositores e cerca de 2600 marcas do Brasil e de outros 50 países.