in

Festival do Rio traz mostra de filmes gays; longa sobre sexualidade de James Dean é destaque

Quem mora ou está de passagem pelo Rio de Janeiro  tem mais uma opção de entretenimento para colocar na agenda a partir desse fim de semana. É que hoje começa o Festival do Rio, uma mostra de cinema que promete agitar a Cidade Maravilhosa até o dia 11 de outubro.

São 400 filmes de 60 países diferentes, que serão exibidos em salas, arenas, praças e na praia, em locações espalhadas pela cidade. Estão previstas a exibição de filmes inéditos, clássicos e de raridades do cinema. O primeiro, Gonzaga, de Pai pra Filho, para convidados, marca a abertura, às 20h, no Odeon Petrobras.

Para os mais cinéfilos, haverá ainda debates com personalidades da sétima arte. Os diretores Fernando Trueba, Leos Carax, Jonathan Dayton e Valerie Faris (A Pequena Miss Sunshine), Teresa Villaverde, João Pedro Rodrigues e Roland Joffé já confirmaram presença – e também o ator hollywoodiano Jeremy Irons, famoso por filmes como O Homem da Máscara de Ferro e Beleza Roubada e que atualmente está no ar no canal pago HBO, na série Os Bórgias.

Para o público gay, o destaque é a Mostra Gay, que já é tradicional no festival. São 15 filmes que abordam o universo LGBT, de países como Alemanha e Chile. Entre os longas, estão Além dos Muros, história de amor entre dois músicos, e o aguardado Joshua Tree, 1951 (foto), que faz um retrato de James Dean antes da fama e levanta polêmica sobre a sexualidade do astro. Quem interpreta o ator é o gato James Preston. Confira a programação completa da mostra AQUI.

Festival do Rio 2012
Onde: Rio de Janeiro, em salas espalhadas pela cidade: www.festivaldorio.com.br
Quando: de 27/09 a 11/10

 

“Fui irônica”, diz Madonna sobre religião de Barack Obama

Cineasta quer fazer filme sobre casal de gays enforcados no Irã