O ano de 2010 vai chegando ao fim, mas no quesito festivais brasileiros de cinema gay a coisa ainda está só no começo. Depois do Close – Festival Nacional de Cinema da Diversidade Sexual, que teve sua edição de estreia em Porto Alegre no final de outubro, outros dois festivais acontecem ainda este ano.
Um deles é o já tradicional Festival Mix Brasil da Diversidade Sexual, que este ano chega à sua 18ª edição. E por fim, Fortaleza sedia o 4º For Rainbow da Diversidade Sexual.
O For Rainbow surgiu em 2007 na capital cearense, dirigido por Verônica Guedes. Em 2010, na 4ª edição, o festival traz uma seleção bastante eclética. Integrando a Mostra Competitiva, misturam-se curtas, médias e longas-metragens, brasileiros e estrangeiros.
Entre os curtas nacionais, destacam-se "Eu Não Quero Voltar Sozinho", do paulistano Daniel Ribeiro, que foi o grande vencedor do Close, com 7 prêmios, e o divertido "Depois do Almoço" (foto), de Rodrigo Diaz Diaz.
Também há espaço para veteranos como o cineasta Luiz Carlos Lacerda, que vem com "Essa Pintura Dispensa Flores", documentário em curta-metragem sobre o pintor Victor Arruda.
Longas nacionais já consagrados e premiados também estarão lá, como "Dzi Croquettes", de Tatiana Issa e Raphael Alvarez, "Elvis e Madona", de Marcelo Laffitte, e "Meu Amigo Cláudia", de Dácio Pinheiro.
Filmes espanhóis, mexicanos, cubanos e até da Guatemala também fazem parte da programação. A lista completa de selecionados está no site do For Rainbow, que acontece de 26 de novembro a 02 de dezembro.