in

Filme com personagem trans é mais nova estréia nas telonas

Uma tem grandes olhos azuis, a outra tem olho preto. Uma é loira e tem o cabelo comprido, a outra usa uma peruca morena curta. Uma é esteticista e acabou de terminar um relacionamento de dez anos, vive sozinha em meio a caixas abertas espalhadas e sua angustia e solidão no apartamento para onde acabou de se mudar; a outra ganha a vida fazendo programas e divide sua casa com sua cachorrinha. Uma chama-se Charlote, a outra Veronica. Uma é mulher, a outra é transexual. Ambas são protagonistas do filme dinamarquês "Além do Desejo" (En soap, no título original), que estréia na próxima sexta-feira 18 no circuito de cinema alternativo do eixão Rio-São Paulo.

A história é drama puro. As interpretações são ótimas, as personagens contidas e sentem uma enorme vontade de extravasarem seus desejos, porém muitas vezes não o fazem.

Além da aflição misturada ao desespero dos personagens, uma coisa que deve chamar a atenção de quem assistir ao filme, é que este é divido por atos, meio parecido com uma peça de teatro. As cenas que dividem esses “atos” são em preto-e-branco e a narração delas lembra bastante o estilo Amélie Poulain.

O filme foi dirigido pela cineasta Pernille Fischer Christensen e ganhou o Urso de Prata no festival internacional de cinema de Berlim em 2006. Vale a pena conferir pelo fato de a história não ser muito comum em se tratando de filmes com temática homoerótica.

ABGLT repudia declarações sexistas de Clodovil Hernandez

Preconceito e machismo nas mesas redondas sobre futebol na TV