O Queer Lisboa chega a sua 17ª edição em Portugal no dia 20 de setembro. O festival de cinema gay e lésbico terá obras de 26 países cujo tema principal será a reflexão sobre a difícil situação política e social da Europa e como isso afeta diretamente e indiretamente a comunidade LGBT.
Entre os filmes concorrentes está o documentário "Interior. Leather Bar" (EUA), dirigido por James Franco em parceria com Travis Mathews. O longa é uma homenagem ao filme de William Friedin, "Parceiros da Noite", de 1980, que foi censurado por mostrar cenas de sexo e sadomasoquismo gay.
No original, Al Pacino interpreta um jovem inspetor de polícia que, na esperança de subir de cargo, procura um caso curioso e se infiltra no mundo sadomasoquista gay de Nova York para resolver uma série de assassinatos. Mesmo com o corte de tais cenas, o filme foi exibido e ainda provocou escandalo à época.
Além do filme de Franco, o Queer Lisboa terá o vencedor do Tedddy Award, premiação alemã que consagrou na categoria ficção o longa "In The Name Of…", de Malgoska Szumowska. O filme aborda o conflito entre a homossexualidade e a vida religiosa, mostrando o interesse de um padre polônes polônes que se interessa por um morador da região.
Na cerimônia de encerramento do festival, que acontece no dia 28 de setembro, será apresentado a obra de Michael Mayer, "Out in the Dark" (Israel, EUA). O filme conta a história de amor entre dois homens, um israelita e um palestiniano, e o preconceito vivido nos dois lados da fronteira.
Assista abaixo ao trailer de "Interior. Leather Bar", de James Franco e Travis Mathews.