O filme "Do Começo ao Fim", de Aluizio Abranches, já tem data para estrear: 13 de novembro. A informação foi confirmada nesta terça-feira pela assessoria de imprensa da produção.
Em ‘Do Começo ao Fim’, Abranches revela a delicadeza de uma relação atípica: o amor entre dois irmãos, Thomás e Francisco. É a partir de uma relação marcada pelos tabus do incesto e homossexualidade que o cineasta apresenta um manifesto em favor da liberdade em um mundo cada vez mais contaminado por regras e opressões.
"O filme conta a história de um amor incondicional como uma possibilidade, como um contraponto para um mundo cheio de violência, medo e intolerância", diz Abranches. A médica Julieta (Julia Lemmertz, entrevistada da edição de novembro da revista A Capa) é mãe de Francisco (interpretado por Lucas Cotrim quando criança e por João Gabriel quando adulto), fruto de seu relacionamento com o argentino Pedro (Jean-Pierre Noher). Depois da separação, ela conhece o arquiteto Alexandre (Fábio Assunção), com quem tem outro filho, Thomás (Gabriel Kaufman/Rafael Cardoso). Como cria os meninos juntos, Julieta é a primeira a perceber que no carinho dos irmãos se desenha uma sólida paixão.
Iniciada em 20 de setembro do ano passado, a produção enfrentou o preconceito que ainda rodeia temas considerados tabus como homossexualidade e incesto. ‘Foi muito difícil vender o filme para os empresários. Levamos vários ‘nãos’. Diziam que o conselho da empresa não ia aceitar um tema desses, alegavam problema de verba", conta Abranches, lembrando-se de sugestões no roteiro como trocar para duas irmãs ou ainda dois primos.
Ao final, o filme contou com a aceitação de dois investidores, mais um prêmio adicional de renda aplicado pela produtor Pequena Central e ainda o Fundo Setorial do Audiovisual, através do seu edital, custeando os gastos de finalização.