O longa de estreia do estilista Tom Ford, "A Single Man", chega às telonas brasileiras no dia 26 de fevereiro. A informação foi confirmada à reportagem do site A Capa pela distribuidora Paris Filmes.
Por aqui, a aguardada produção, que deu a Ford o Leão Gay em Veneza, recebeu o infeliz título de "Direito de Amar", mesmo nome da novela exibida pela Rede Globo na década de 80.
Protagonizado por Colin Firth, também premiado em Veneza, "A Single Man" é uma adaptação para o cinema do romance homônimo de Christopher Isherwood, escrito nos anos 60. No longa, Firth é George, um professor de inglês que é obrigado a repensar a vida e suas relações com os amigos após a morte do companheiro Jim (Matthew Good) num acidente de carro. O elenco conta ainda com as presenças de Julianne Moore e Nicholas Hoult.
Sobre o filme, Tom Ford comentou ao jornal The Wall Street Journal que ele é "extremamente autobiográfico". "Quando você o assiste, você fica dentro da minha cabeça por uma hora e meia", disse.
Quanto à trama gay de "A Single Man", Ford afirmou: "Este não é um filme gay. Nunca pensei sobre isso. Existem tantos personagens gays na TV que isso quase se tornou um clichê."
Nos EUA, a imprensa especializada vem apontando o primeiro filme de Ford como um dos possíveis candidatos ao Oscar deste ano. A lista dos indicados será divulgada em 2 de fevereiro.