O Menino Peixe é, em tradução livre para o português, o nome do mais novo filme da argentina Lucia Puenzo, diretora de XXY (2006). O longa está na programação da mostra Panorama do 59º Festival de Cinema de Berlim, que acontece até o próximo domingo e concorre ao prêmio Teddy, voltado às produções de temática LGBT.
A história de amor lésbico retratada no filme, baseada em romance da diretora, é um dos destaques do festival assim como o projeto Fucking Different Tel Aviv, exibido no ano passado no Brasil no Festival Mix Brasil, onde cineastas lésbicas de Tel Aviv falam sobre o universo gay e vice-versa.
A cerimônia de entrega do Teddy Queer Film Award, acontece na noite de amanhã (13/02). Em sua 23ª edição a premiação será na Casa de Cultura de Berlim, a Berlins Haus der Kulturen der Welt. O troféu, um simpático ursinho sorridente será entregue a categorias como melhor curta-metragem, melhor documentário, melhor filme e a escolha do público. Um total de 39 títulos concorrem aos prêmios.
Após a cerimônia acontece a Teddy Party, classificada por Dieter Kosslick, diretor do Festival de Berlim, como "o evento mais quente de Berlinale".
"O cinema Queer mostra uma mistura, diferenciada e de espírito aberto a imagem de nossa vida e contribui para a mudança social, a tolerância e a aceitação", afirmou Wieland Speck, executivo da Fundação Teddy. "Por esta razão o TEDDY ainda é importante", cloncluiu.