O filme ‘Milk’, que conta a história do ativista gay assassinado Harvey Milk, foi eleito o melhor de 2008 pelo Círculo de Críticos de Cinema de Nova York.
O reconhecimento pode ajudar no marketing do filme, já que vem chamando a atenção da crítica antes da premiação do Oscar, que acontece em fevereiro de 2009.
Durante as filmagens, o ator Sean Penn, protagonista de ‘Milk’, chegou a pedir ao diretor do longa, Gus Van Sant, para se incluir mais cenas de amor entre homens no roteiro.
Hoje, trinta anos após a morte do ativista, a comunidade homossexual do estado da Califórnia vive um momento delicado. Milk, que era da cidade São Francisco, se estivesse vivo também estaria abalado com a vitória da Proposta 8 – que voltou a proíbir os casamentos entre pessoas do mesmo sexo – em referendo no dia 4 de novembro.
No Brasil, a previsão de estréia de Milk é para dia 6 de fevereiro de 2009.
Boicote
Em sua estréia nos EUA, no dia 5 de dezembro, o filme sofreu com o movimento “No Milk for Cinemark”, que visa impedir com que 1000 pessoas assistam ao longa nas redes Cinemark norte-americanas.
O motivo do boicote é pelo fato de Alan Stock, chefe-executivo da rede Cinemark, ter doado US$ 9.999 em favor da Proposta 8, que proíbe o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
Em nota enviada a imprensa, a assessoria do Cinemark afirmou que a decisão de exibir o filme reflete no princípio de que “seria inapropriado influenciar a posição pessoal de nossos funcionários em assuntos externos ao trabalho, especialmente atividades políticas, sociais e religiosas".