Na noite de terça-feira (02), a Câmara dos Deputados aprovou o arquivamento do projeto conhecido como "cura gay", de autoria do deputado evangélico João Campos (PSDB-GO). Foi o próprio parlamentar que apresentou um requerimento para a retirada da proposta.
No documento, o deputado afirma que continua concordando o conteúdo do projeto, mas decidiu desistir dele por orientação de seu partido e porque a medida estaria sendo usada para desviar o foco das recentes manifestações que aconteceram em diversas cidades do país.
"Campos não tem que ser parabenizado. Se as ruas não estivessem se manifestado, essa Casa teria aprovado esse projeto, assim como foi aprovada na Comissão de Direitos Humanos", declarou o deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ).
O parlamentar esperava que a proposta fosse votada e rejeitada pelo plenário e não retirada de pauta, mas mesmo assim comemorou a decisão em seu perfil no Twitter. "Bom, a gente venceu. Ainda não foi a vitória que queríamos: derrotar o projeto em plenário. Mas o 'cura gay' foi para o lixo do arquivo", escreveu o deputado.
Com este resultado, o projeto segue arquivado e só poderá voltar a ser votado em 2014.