Menu

Conteúdo, informação e notícias LGBTQIA+

in

Fórum Paulista LGBT lança novo site; Salete Campari e Beto de Jesus serão colunistas

O Fórum Paulista LGBT é um espaço de militância que existe no Estado de São Paulo desde o ano de 1998, fruto do Fórum Paulistano quando ativistas perceberam que era necessário aglutinar a luta da capital com o grande ABC e o interior Estado paulista. Desde então, organizações não governamentais se reúnem mensalmente para discutir propostas e estratégias para conquistar direitos à comunidade LGBT.

Para ampliar ainda mais a comunicação entre os grupos, integrantes do Fórum acabam de lançar o site do encontro paulista. Alessandro Melchior, do GADA (Grupo de Amparo ao Doente de Aids) de São José do Rio Preto, um dos idealizadores do novo site, conta que a ideia do endereço virtual é concentrar informações a respeito do movimento de São Paulo. "Seminários, fóruns, reuniões de ONGs, manifestações, trabalhos de prevenção, paradas etc. Além de reunir as informações referentes ao próprio fórum", conta Alessandro. Ele também nos adianta que haverá parceria com os Centros de Referência.

Nem só de militância densa e séria será feito o site do Fórum Paulista. Haverá espaço para colunistas, entre eles, a drag Salete Campari. "Vai ser algo mais debochado, mais no estilo humor ácido, política light e comentários em geral". Quem também irá assinar outra coluna é o ativista Beto de Jesus, conforme adianta Alessandro. "O Beto vai falar periodicamente sobre as atividades do movimento internacional, e aos poucos ir elaborando mais na área de cultura, dicas, matérias sobre filmes. Tudo mais focado na política ou com influência sobre ela".

Irina Bacci, do Coletivo de Feministas Lésbicas (CFL), que faz parte dos grupos que atuam no fórum, comemora a volta do site e acredita que com ele se facilite a interação com a sociedade. "Fazer-se presente na internet facilita a interação, bem como a presença de novos atores no movimento". Irina também acredita que com o site o avanço será maior. "Com o atual site, melhor elaborado e desenhado, creio que poderá ajudar ainda mais no avanço". 

Pessoas que não militam em nenhum grupo, mas tem vontade de colaborar, poderão ajudar na alimentação do site, é o que nos revela Alessandro. "Os ativistas, de ONGs ou independentes do movimento LGBT e demais movimentos sociais no Estado, poderão colaborar. A idéia não é ficar restrito aos assuntos e pautas do fórum, mas ampliar". Porém, ele diz que o foco é São Paulo. "O site vai tratar também de ações nacionais, mas o foco é o Estado, portanto, as contribuições do Estado são benvindas, as demais serão recebidas e avaliadas". 

Irina Bacci vê no espaço virtual um ganho para o movimento como um todo. "Com certeza a presença de um sítio na internet que fala das ações do movimento paulista é sempre um grande ganho ao movimento nacional e não só para o estado de São Paulo". Ela também lembra que, desde o antigo site, estar na rede ajuda no reconhecimento do espaço. "O Redes (projeto de interconexão entre os movimentos) que tivemos no estado, facilitou para o reconhecimento de novas lideranças e na ampliação que hoje vemos no Fórum", finaliza.

A respeito da atualização do site, Alessandro diz que haverá atualização periódica, mas não no ritmo de sites comerciais ou agências de notícias. "As entrevistas serão atualizadas quinzenalmente, artigos também em tempo real, notícias também. É claro que não na periodicidade do A Capa ou do Mix Brasil, porque a ideia é atualizar notícias referentes aos movimentos sociais e/ou movimento LGBT, então nem tudo vai entrar", conclui.

Para conhecer o site, clique aqui.

Sair da versão mobile