Uma foto de um casal gay na primeira página do jornal "The Washington Post" não agradou os leitores, que escreveram reclamando da postura editorial da publicação.
A foto, que estampou a capa do jornal impresso e também de sua versão on-line, mostra o casal Jeremy Ames e Taka Ariga se beijando em frente à Suprema Corte de Washington, assim que a lei do casamento entre pessoas do mesmo sexo entrou em vigor na capital.
De acordo com o ombudsman do "Washington Post", Andrew Alexander, o jornal recebeu uma série de e-mails de leitores reclamando da decisão de publicar a foto em sua primeira página. "Alguns leitores reclamaram da foto, alguns deles com críticas ofensivas", disse Alexander. "Um me ligou para reclamar sobre o fato de promovermos ‘o estilo de vida gay’. Outro escreveu: ‘Pessoas com crianças estão sendo expostas a essa porcaria. Homens de verdade se casam com mulheres’", relatou o ombudsman.
O próprio ombudsman concorda com a decisão do jornal de publicar a foto. "O Washington Post foi além do que poderia ir? Claro que não", escreveu. A Associação de Jornalistas Lésbicas e Gays (NLGJA, na sigla em inglês) também parabenizou a publicação.
"Aplausos para o Washington Post por publicar a foto em sua primeira página – e por defender a decisão", escreveu Oriol Gutierrez, integrante da associação, no blog RE: ACT.