in

Le mariage gay et l'avortement sont débattus au Synode des évêques

O Vaticano afirmou na última quarta (17) que assuntos como casamento gay, homossexualidade e aborto estão sendo debatidos no Sínodo dos Bispos.

“Já foi dito que as questões da homossexualidade e do casamento entre pessoas do mesmo sexo não podem ser deixadas de fora do cuidado pastoral”, afirmou Paolo Ruffini, prefeito do Dicastério para as Comunicações da Santa Sé.

Eles também estão debatendo sobre o aborto. “Tem acontecido conversas sobre aborto, e algumas experiências de algumas partes do mundo também foram relatadas, como na África, onde o aborto é ‘vendido’ como um instrumento de contracepção, e o valor inalienável da vida foi reafirmado”, acrescentou.

Nos últimos meses, o cardeal Lorenzo Baldisseri, secretário-geral da organização, já havia previsto que não haveria temas tabus durante o Sínodo dos Bispos sobre os jovens, principalmente porque, neste ano, o “instrumentum laboris” é o primeiro documento oficial do Vaticano a citar a sigla LGBT, ao dizer que jovens dessa comunidade “desejam se beneficiar de uma maior proximidade e experimentar uma maior atenção” por parte da Igreja.

O texto ainda pede que os bispos enfrentem “de maneira concreta temas controversos como a homossexualidade e as temáticas de gênero”. No entanto, algumas reações da ala conservadora já deixaram claro mais uma vez que eventuais aberturas a gays enfrentarão resistência na Igreja. O Sínodo dos Bispos, que tem como tema a juventude, acontecerá até o dia 28 de outubro.

*Informações da ANSA

Les homophobes qui ont attaqué un homosexuel avec une lampe à Paulista doivent payer une amende

L'agence aide les personnes trans à trouver des opportunités sur le marché du travail