in

Un prisonnier trans reçoit plus de 230 lettres après avoir été ému dans le reportage de "Fantástico"

Suzy, trans piégée
Photo : reproduction

A mulher transgênero Suzie Oliveira comoveu o Brasil ao aparecer em uma rapport de Fantastique (TV Globo), présenté par Drauzio Varella, le 1er mars.

Detenta na Penitenciária I José Parada Neto, em Guarulhos, na Grande São Paulo, Suzy contou com tristeza ao médico e comunicador que não recebe visitas “há sete, oito anos”. Varella reagiu abraçando-a.

Após a grande repercussão, a SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) divulgou o endereço para pessoas enviarem cartas e presentes para Suzy. Segundo o G1, até a última sexta-feira (6) ela já recebeu 234 correspondências – vindas de vários estados do Brasil.

O site conta também que foram enviados a detenta 16 livros, duas bíblias, maquiagens, chocolate, envelope e canetas. De acordo com a SAP, grupos religiosos também enviaram cartas a Suzy.

A mulher contou em entrevista a Varella que, além da solidão, “na cadeia você é obrigada a se prostituir por uma pasta de dente, um sabonete, um prato de comida”. Segundo a administração da penitenciária, Suzy recebe itens de higiene pessoal, bem como 75% de um salário mínimo em troca do trabalho que exerce no centro.

Le rapport du Fantastique mostra bem o poder da empatia em tempos brutos no Brasil – e que transphobie é assunto sério.

Veja a matéria no G1.

Jin Ha

Rocké! L'acteur vole la vedette sur le tapis rouge en portant une robe

Drauzio Varella

Drauzio Varella est la cible d'attaques après avoir embrassé un prisonnier trans dans un reportage