in

Le psychologue Pedrosa répond : Je sors avec une femme mais j'ai des relations sexuelles avec des hommes. Je suis bisexuel ?

Estou me relacionando com uma moça faz 10 anos. Nossa vida sexual é morna, fazemos sexo de vez em quando. Ela não me procura muito. Eu também não faço muita questão. Ela é um moça boa, dedicada e batalhadora. Gosta de cuidar de mim. Sempre tive uma vida paralela saindo com carinhas que conheço na net. Tenho uma f*da fixa que é um padre do interior que conheci numa sauna. Encontro com ele quando ele está de folga para sexo ativo. Não tenho interesse em sair com mulher. Quando saio é porque estou na farra com o pessoal do trabalho e aí vamos zoar com umas p*tas na rua Augusta. Não me considero gay e sim bissexual. O que o senhor diz disso?Vitor (São Paulo – SP)

Vitor, a questão da bissexualidade é sujeita a controvérsia. O que se divulga na literatura é que a bissexualidade é um terceiro tipo de orientação sexual. Esse ponto de vista é defendido por muitos teóricos. Talvez, ainda, influenciados pelo trabalho (década de 1940 – EUA) do sexólogo norte-americano Kinsey, que na época defendeu a ideia de que todos nós nascemos bissexuais. Ele criou uma escala de 0 a 6 de hétero a homo, e classificou a população dentro dessa escala obtendo uma distribuição estatística em forma de sino. Hoje se sabe que este modelo criado por Kinsey é um modelo morto que não corresponde à realidade. Essa opinião é do neurocientista e pesquisador Dean Hamer (EUA), que na década de 1990 fez uma extensa pesquisa sobre gene e homossexualidade.

A equipe de Hamer concluiu que a orientação sexual em homens não é em forma de sino contínua, mas um jota bimodal. Numa extremidade alta do J, concentram-se 95% dos homens heterossexuais e, em outra extremidade, a perna do J, os 5% dos homens homossexuais. Ele, a cientista Angela Pattatuci (Universidade de Illinois – EUA) e equipe chegaram a essa conclusão depois da análise criteriosa de 114 famílias com homossexuais.

Portanto, existem duas orientações sexuais: a majoritária (heterossexual) e a minoritária (homossexual). E o que seria a bissexualidade? Não é um tipo de orientação sexual, mas sim um tipo de comportamento sexual atípico. Menos de 2% de qualquer população se declara bissexual.

Numa importante pesquisa realizada no Brasil, 92,0% dos homens entrevistados se declararam heterossexuais, 6,1% homossexuais e 1,8 % bissexuais (pesquisa intitulada Estudo da Vida Sexual do Brasileiro compreendeu 7.103 entrevistados em 13 estados, dos quais 54,6% do sexo masculino e foi realizada pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo em 2002).

Comprovei essa ideia de Hamer. Na minha experiência clínica, atendi e atendo muitos homens que se dizem bissexuais. Quando pesquisamos mais a fundo o histórico desses clientes, fica evidente que a preferência da maioria é pelo sexo gay. Mas então por que saem com mulheres e/ou são casados com mulheres? Aí, cada caso é um caso. É a tal da idiossincrasia ou história única do indivíduo e a funcionalidade dos seus comportamentos. Muitas vezes a funcionalidade é uma fuga/esquiva da punição homofóbica.

Você é um exemplo típico: sua orientação sexual é homossexual (tem frequência maior de sexo gay) e mantém relação hétero quase que exlusivamente com a sua mulher, ou seja, apresenta um comportamento sexual bissexual, no entanto, você é orientado para a homossexualidade.

A maioria dos gays não apresenta o comportamento sexual bissexual. A prática sexual é exclusivamente em consonância com a sua orientação sexual, ou seja, o sexo homossexual. Uma minoria dos gays apresenta o comportamento bissexual. Mais raro, ainda, é um homem orientado para heterossexualidade que pratica o sexo gay. São comportamentos mais complexos onde outras variáveis controlam o comportamento desses indivíduos.

* João Batista Pedrosa est psychologue (CRP 06/31768-3) et auteur du livre "Segundo Desire" (Iglu). Envoyez vos questions et questions à pedrosa@syntony.com.br. Accédez également à votre site.

Ian McKellen dit que le maire de Moscou est un lâche pour avoir interdit la Gay Pride dans la ville

"Je ne suis pas d'accord avec le Kit scolaire sans homophobie", déclare la présidente Dilma Rousseff