in

Fun Home

Acabo de ler o livro “Fun Home: uma tragicomédia em família”, da cartunista norteamericana Alison Bechdel. Alison é conhecida por suas tirinhas “Dykes to Watch Out For”, que podem ser conferidas AQUI (site em inglês).

O livro é uma narrativa autobiográfica, contada através de cartoons e gira em torno das relações familiares da autora, sobretudo da relação dela com o pai (esta muitas vezes mediada pela paixão de ambos pela literatura).

A história contada em “Fun Home” é sombria a maior parte do tempo, e vai da infância da autora até mais ou menos o início de seus vinte anos. Fun Home, que poderia ser traduzido por “casa divertida”, é um trocadilho com “funeral home” (ou casa funerária), conforme nos é explicado no livro. Isso porque a família da autora possuía uma casa funerária na pequena cidade onde morava, que com a morte do avô passou a ser administrada pelo seu pai.

Na narrativa ganham destaque as crises conjugais dos pais, a obsessão do pai pela restauração sem fim da casa onde vivem, a contundente falta de afeto nas relações familiares, as crises de Alison por não querer se vestir ou se portar de modo lá muito feminino desde criança, a descoberta do desejo dela por outras garotas e a morte do pai. Todas essas histórias se desenvolvem quase que mescladas ao longo do livro, de modo bastante envolvente apesar do tom quase cinzento que emerge das páginas lidas.

O livro, de cerca de 240 páginas, foi lançado no Brasil em 2007 pela Editora Conrad. O preço varia entre R$ 30,00 e R$ 42,90, de acordo com pesquisa que fiz em livrarias virtuais.

Para mais informações sobre a autora e o “Dykes to Watch Out For” em português clique AQUI.

Ouvindo: David Carreta – Metal Disco Class.mp3

Thammy para vereadora

O Aniversário Dela…