in

Gays fazem beijaço neste sábado em Brasília

Um caso de discriminação contra um casal de lésbicas motivou diversas ONGs em Brasília, como o Elos – LGBT do Distrito Federal, a Sapataria (Coletivo de Mulheres Lésbicas e Bissexuais) e o Coturno de Vênus (Associação Lésbica e Feminista de Brasília), a organizar no próximo sábado (23/05) um beijaço como forma de protesto.

O ato, cuja concentração está marcada para as 14h no Parque Nacional de Brasília, mais conhecido como Água Mineral, está sendo organizado pelas amigas Tamara, Marina e Kathlen. Na última quinta-feira (14/05), o trio viu um casal de lésbicas que estava no local ser discriminado por um homem e uma mulher que, sem qualquer motivo, começaram a insultá-las com declarações preconceituosas como "aquela ali é o homem da relação" e "mulher com mulher até que vai, mas homem com homem é horripilante".

Incomodadas com a atitude homofóbica dos dois frequentadores, Tamara, Marina e Kathlen tentaram defender o casal, iniciando uma discussão. Outras pessoas que passavam pelo local se uniram ao grupo, mas apenas algumas delas revolveram apoiar as três amigas. Segundo Marina, um funcionário do parque tirou sarro da situação, o que a levou a chamar a polícia. O homem que fez os comentários homofóbicos chegou a ser questionado pela polícia, mas a mulher que o acompanhava conseguiu fugir do local.

As três amigas prometem entrar com um processo contra os agressores, já que não foi possível registrar um Boletim de Ocorrência por falta de dados sobre a mulher. "Queremos mostrar que todo e qualquer tipo de amor é válido e deve ser respeitado", diz Kathlen.

Para o dia do beijaço, ONGs prometeram levar cartazes com dizeres contra a homofobia. As meninas pedem também que os interessados em participar do protesto se organizem em caronas solidárias, para que seja possível reunir o maior número possível de pessoas. "Tragam suas bandeiras, faixas, camisetas, lenços coloridos, todos os símbolos para dar maior visibilidade ao evento e mostrar a todos os presentes que somos tão humanos quanto todas as pessoas", conclamam as organizadoras.

O Parque Nacional de Brasília fica à BR 040 via EPIA, km 9, Setor Militar Urbano.

Estupro no Metrô

Cuba realiza marcha contra homofobia