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Gays no Oscar: confira aqui os filmes indicados deste ano

Filmes com temática gay ou atores gays ou com alguma relação com os gays costumam ficar de fora da maior premiação do cinema, o Oscar. É claro que alguns conseguiram ultrapassar essa barreira, e o exemplo mais recente dessa mudança foi “O Segredo de BrokeBack Mountain”. O filme do diretor Ang Lee recebeu 8 indicações e acabou levando 3 estatuetas para casa (roteiro adaptado, fotografia e trilha sonora). Este ano, como de praxe, bons filmes gays ficaram de fora do Oscar, como “V de Vingança” e “C.R.A.Z.Y. – Loucos de Amor”. Entraram na lista dos indicados “Pequena Miss Sunshine”, “Volver” e “O Diabo Veste Prada”. “O Diabo Veste Prada” conquistou gays em todo mundo com seu retrato bem-humorado do mundinho fashion, incluindo um figurino absurdo, e tem duas indicações: melhor atriz (Meryl Streep) e – claro – melhor figurino. Sendo uma premiação de filmes falados em inglês, não é surpresa que o aclamado “Volver”, de Pedro Almodóvar, tenha conquistado apenas uma indicação, merecida, de melhor atriz (Penélope Cruz). “Pequena Miss Sunshine”, o filme mais fofo do ano, chega ao tapete vermelho concorrendo em melhor filme, ator coadjuvante (Alan Arkin), atriz coadjuvante (Abigail Breslin) e roteiro original. Podemos incluir entre os filmes ‘gays’ de 2006 “Piratas do Caribe – 2”, haja vista a afirmação do sex symbol Johnny Depp de que seu personagem, o capital Jack Sparrow, é bissexual. O filme de Depp concorre em melhor direção de arte, edição de som e efeito especial. E por que não acrescentar “Superman – O Retorno”? Brandon Routh deve ter deixado muita bee com o coração em frangalhos. Aquele homenzarrão é de verdade, mas o filme foi indicado para melhor efeito especial. Torçamos para que este ano mais filmes gays cheguem ao grande público e ajudem a acabar de uma vez por todas com o preconceito. A cerimônia de entrega dos troféus acontece em 25 de fevereiro. Confira a seguir todos os indicados ao Oscar de 2007: Melhor filme “Babel” “Os Infiltrados” “Cartas de Iwo Jima” “Pequena Miss Sunshine” “A Rainha” Melhor diretor “Babel” (Alejandro González Iñárritu) “Os Infiltrados” (Martin Scorsese) “Cartas de Iwo Jima” (Clint Eastwood) “A Rainha” (Stephen Frears) “Vôo 93” (Paul Greengrass) Melhor ator Leonardo DiCaprio (“Diamante de Sangue”) Ryan Gosling (“Half Nelson”) Peter O’Toole (“Venus”) Will Smith (“À Procura da Felicidade”) Forest Whitaker (“O Último Rei da Escócia”) Melhor atriz Penélope Cruz (“Volver”) Judi Dench (“Notas sobre um Escândalo”) Helen Mirren (“A Rainha”) Meryl Streep (“O Diabo Veste Prada”) Kate Winslet (“Pecados Íntimos”) Melhor ator coadjuvante Alan Arkin (“Pequena Miss Sunshine”) Jackie Earle Haley (“Pecados Íntimos”) Djimon Hounsou (“Diamante de Sangue”) Eddie Murphy (“Dreamgirls – Em Busca de um Sonho”) Mark Wahlberg (“Os Infiltrados”) Melhor atriz coadjuvante Adriana Barraza (“Babel”) Cate Blanchett (“Notas sobre um Escândalo”) Abigail Breslin (“Pequena Miss Sunshine”) Jennifer Hudson (“Dreamgirls – Em Busca de um Sonho”) Rinko Kikuchi (“Babel”) Melhor roteiro original “Babel” (Guillermo Arriaga) “Cartas de Iwo Jima” (roteiro de Iris Yamashita; argumento de Iris Yamashita e Paul Haggis) “Pequena Miss Sunshine” (Michael Arndt) “O Labirinto do Fauno” (Guillermo del Toro) “A Rainha” (Peter Morgan) Melhor roteiro adaptado “Borat: O Segundo Melhor Repórter do Glorioso País Cazaquistão Viaja à América” (roteiro de Sacha Baron Cohen, Anthony Hines, Peter Baynham e Dan Mazer; argumento de Sacha Baron Cohen, Peter Baynham, Anthony Hines e Todd Phillips) “Filhos da Esperança” (Alfonso Cuarón, Timothy J. Sexton, David Arata, Mark Fergus e Hawk Ostby) “Os Infiltrados” (William Monahan) “Pecados Íntimos” (Todd Field e Tom Perrotta) “Notas sobre um Escândalo” (Patrick Marber) Melhor fotografia “A Dália Negra” (Vilmos Zsigmond) “Filhos da Esperança” (Emmanuel Lubezki) “O Ilusionista” (Dick Pope) “O Labirinto do Fauno” (Guillermo Navarro) “O Grande Truque” (Wally Pfister) Melhor edição “Babel” (Stephen Mirrione e Douglas Crise) “Diamante de Sangue” (Steven Rosenblum) “Filhos da Esperança” (Alex Rodríguez e Alfonso Cuarón) “Os Infiltrados” (Thelma Schoonmaker) “Vôo 93” (Clare Douglas, Christopher Rouse e Richard Pearson) Melhor direção de arte “Dreamgirls” (Direção de arte: John Myhre/ Set: Nancy Haigh) “O Bom Pastor” (Direção de arte: Jeannine Oppewall/ Set: Gretchen Rau e Leslie E. Rollins) “O Labirinto do Fauno” (Direção de arte: Eugenio Caballero/ Set: Pilar Revuelta) “Piratas do Caribe – O Baú da Morte” (Direção de arte: Rick Heinrichs/ Set: Cheryl A. Carasik) “O Grande Truque” (Direção de arte: Nathan Crowley/ Set: Julie Ochipinti) Melhor figurino “A Maldição da Flor Dourada” (Yee Chung Man) “O Diabo Veste Prada” (Patricia Field) “Dreamgirls – Em Busca de um Sonho” (Sharen Davis) “Maria Antonieta” (Milena Canonero) “A Rainha” (Consolata Boyle) Melhor trilha sonora “Babel” (Gustavo Santaolalla) “The Good German” (Thomas Newman) “Notas sobre um Escândalo” (Philip Glass) “O Labirinto do Fauno” (Javier Navarrete) “A Rainha” (Alexandre Desplat) Melhor canção “I Need to Wake Up”, de “Uma Verdade Inconveniente” (Melissa Etheridge) “Listen”, de “Dreamgirls – Em Busca de um Sonho” (música de Henry Krieger e Scott Cutler, letra de Anne Preven) “Love You I Do”, de “Dreamgirls – Em Busca de um Sonho” (música de Henry Krieger, letra de Siedah Garrett) “Our Town”, de “Carros” (Randy Newman) “Patience”, de “Dreamgirls – Em Busca de um Sonho” (música de Henry Krieger, letra de Willie Reale) Melhor maquiagem “Apocalypto” (Aldo Signoretti e Vittorio Sodano) “Click” (Kazuhiro Tsuji e Bill Corso) “O Labirinto do Fauno” (David Marti e Montse Ribe) Melhor edição de som “Apocalypto” (Sean McCormack e Kami Asgar) “Diamante de Sangue” (Lon Bender) “A Conquista da Honra” (Alan Robert Murray e Bub Asman) “Cartas de Iwo Jima” (Alan Robert Murray) “Piratas do Caribe – O Baú da Morte” (Christopher Boyes e George Watters 2º) Melhor mixagem de som “Apocalypto” (Kevin O’Connell, Greg P. Russell e Fernando Camara) “Diamante de Sangue” (Andy Nelson, Anna Behlmer e Ivan Sharrock) “Dreamgirls – Em Busca de um Sonho” (Michael Minkler, Bob Beemer e Willie Burton) “A Conquista da Honra” (John Reitz, Dave Campbell, Gregg Rudloff e Walt Martin) “Piratas do Caribe – O Baú da Morte” (Paul Massey, Christopher Boyes and Lee Orloff) Melhor efeito especial “Piratas do Caribe – O Baú da Morte” (John Knoll, Hal Hickel, Charles Gibson e Allen Hall) “Poseidon” (Boyd Shermis, Kim Libreri, Chaz Jarrett e John Frazier) “Superman Returns” (Mark Stetson, Neil Corbould, Richard R. Hoover e Jon Thum) Melhor animação “Carros”, de John Lasseter “Happy Feet – O Pingüim”, de George Miller “A Casa Monstro”, de Gil Kenan Melhor filme estrangeiro “After the Wedding” (Dinamarca) “Dias de Glória” (Argélia) “The Lives of Others” (Alemanha) “O Labirinto do Fauno” (México) “Water” (Canadá) Melhor documentário em longa-metragem “Deliver Us from Evil” “Uma Verdade Inconveniente” “Iraq in Fragments” “Jesus Camp” “My Country, My Country” Melhor documentário em curta-metragem “The Blood of Yingzhou District” “Recycled Life” “Rehearsing a Dream” “Two Hands” Melhor animação em curta-metragem “The Danish Poet” (Torill Kove) “Lifted” (Gary Rydstrom) “The Little Matchgirl” (Roger Allers e Don Hahn) “Maestro” (Geza M. Toth) “No Time for Nuts” (Chris Renaud e Michael Thurmeier) Melhor curta-metragem “Binta and the Great Idea (Binta Y La Gran Idea)” (Javier Fesser e Luis Manso) “Éramos Pocos (One Too Many)” (Borja Cobeaga) “Helmer & Son” (Soren Pilmark e Kim Magnusson) “The Saviour” (Peter Templeman e Stuart Parkyn) “West Bank Story” (Ari Sa

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