Menu

Conteúdo, informação e notícias LGBTQIA+

in

Gays são mais tecnológicos, viajam mais, são menos religiosos e casam menos, diz pesquisa

Mais viajados, com menos carros e mais ligados em tecnologia. Esse é o retrato dos homossexuais brasileiros apresentado na terça-feira (24) por uma pesquisa divulgada pelo Instituto QualiBest. O estudo foi realizado com 17.876 internautas.

Segundo o instituto, 49% dos homossexuais declararam ter viajado a passeio pelo Brasil três ou mais vezes nos últimos dois anos, e 27% disseram ter viajado ao exterior com a mesma frequência, índices que caem, respectivamente, para 44% e 22% entre os héteros.

No quesito carro, no entanto, os héteros ganham: enquanto 55% deles não possuem automóvel – o que significa que 45% possuem -, a impressionante quantia de 62% dos homossexuais não são proprietários de veículo: apenas 38% o são. No entanto, os homossexuais compram mais aparelhos GPS: 32% a 29% frente aos héteros.

Em relação aos demais produtos e serviços de tecnologia, os homossexuais também saem na frente: 60% têm conexão wireless à internet e 31% têm modem 3G, contra 57% e 27%, respectivamente, entre os héteros.

Os homossexuais também compram mais smartphones, diz a pesquisa: 47% possuem os telefones inteligentes, contra 40% dos héteros. Homossexuais também têm mais televisores de LCD ou plasma em casa: 52%, contra 49% entre os demais participantes do estudo.

Ainda no quesito tecnologia, homossexuais têm mais tablets (15%), notebooks (69%) e webcams (76%), contra 11%, 64% e 72% dos demais. Também são os homossexuais que pegam mais empréstimos: 30% contra 27% dos héteros.

Na área social, mais diferenças: enquanto apenas 12% dos homossexuais se declararam "casados", o percentual sobe para 33% entre os héteros. Há também uma forte diferença "interna", entre gays e lésbicas. Elas são mais casamenteiras: 20% dos casados homossexuais são do sexo feminino, e apenas 7% são homens gays.

Gays e lésbicas são menos religiosos: embora a maioria dos homossexuais em geral, 55%, tenha declarado ter religião, 70% dos heterossexuais de ambos os sexos afirmaram o mesmo.

A pesquisa do QualiBest entrevistou homens e mulheres com mais de 16 anos, pertencentes às classes A, B e C. Do total de 17.876 entrevistados, 649 (3,63%) se declararam homossexuais, com maioria de pessoas na faixa dos 20 aos 44 anos e classe B.

Sair da versão mobile