Menu

Conteúdo, informação e notícias LGBTQIA+

in

Gays separam-se menos que heterossexuais na Espanha

O número de divórcios entre casais heterossexuais supera em quase 100% a quantidade de pedidos feita por casais do mesmo sexo. É o que revela uma pesquisa realizada na Espanha, país onde o casamento homoafetivo é permitido desde 2005.

Ao todo, 20 casamentos gays acabaram em divórcio entre julho de 2005 e julho de 2007, ante um número de 3.400 enlaces realizados, o que dá uma taxa de apenas 0,59% de divórcios entre os homossexuais. Os dados são do Ministério da Justiça.  Em 2006, ocorreram três divórcios, e em 2007, 17. A maior parte dos pedidos de divórcio veio de Madri e Barcelona, cidades em que mais foram registrados casamentos homoafetivos.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística espanhol, no mesmo período, o número de casamentos heterossexuais foi de 430 mil e a taxa de divórcio chegou a 0,96%, quase o dobro.

Os resultados acima deixam claro que o argumento da direita conservadora, ligada sobretudo à religião, de que não há estabilidade nas relações entre pessoas do mesmo sexo, não é verdadeiro. Para ativistas espanhóis, os números reafirmam a necessidade de se aprovar os direitos de homossexuais em todo o mundo, a fim de evitar a marginalização da comunidade.

Sair da versão mobile