in

GGB entrega troféus Triângulo Rosa e Pau de Sebo

Como acontece todos os anos, logo após o Oscar de Hollywood, o Grupo Gay da Bahia (GGB) divulga, pelo 18º ano consecutivo, o Oscar Gay, premiando com o Troféu Triângulo Rosa as personalidades e instituições que em 2007 deram maior apoio aos direitos humanos dos homossexuais e outorgando o Troféu Pau de Sebo aos inimigos dos gays, lésbicas e transgêneros.

O Troféu Triângulo Rosa relembra o distintivo utilizado pelos nazistas nos campos de concentração para identificar os prisioneiros homossexuais. Hoje o Triângulo Rosa tornou-se o símbolo internacional do Orgulho gay.

Neste Oscar Gay 2008, destacaram-se positivamente a Petrobras, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, pelo apoio às Paradas GLTB, além das irmãs de Nossa Senhora do Calvário, de Campinas (SP), pela capacitação de professores no tema da diversidade sexual; o Ministro Marco Aurélio Mello, presidente do Tribunal Superior Eleitoral; e os cantores Netinho e Fagner, pelas músicas e declarações simpáticas aos homossexuais. A Chevrolet também recebeu o prêmio Triângulo Rosa por mostrar um casal de lésbicas na propaganda do novo Vectra.

Quanto aos inimigos dos homossexuais, merecedores do Pau de Sebo, lidera a lista o Juiz Manoel Maximiano Junqueira Filho, cuja sentença contra o jogador de Richarlyson, do São Paulo, foi considerada a peça mais homofóbica do judiciário brasileiro. Também foram considerados inimigos dos gays o senador Crivella, o Corpo de Bombeiros de Belo Horizonte e diversos pastores evangélicos por suas declarações hostis à cidadania dos homossexuais.

Segundo o presidente do GGB, Marcelo Cerqueira, “neste ano, como foram tantas as conquistas do movimento gay, tivemos de reunir os premiados por categorias, por exemplo, todos os juízes e defensores públicos que reconheceram a união estável dos gays e lésbicas, ou as diversas Câmaras Municipais que aprovaram leis em favor da cidadania homossexual. Felizmente o número de apoiadores é três vezes maior que nossos inimigos. São Paulo é o estado a receber o maior número de Troféus Triângulo Rosa (13), mas também o mais homofóbico: 10 paulistas receberam o Pau de Sebo”.

Os premiados recebem pelo correio o diploma com o título merecido. Entre os premiados com o Triângulo Rosa dos anos anteriores constam estão o deputado Luís Eduardo Magalhães, Ruth Cardoso, Brastemp, Telefônica, Tim, Incra, Marta Suplicy, o jogador Lilico, Caetano Veloso, Fernando Henrique Cardoso, Lula e Gilberto Gil.

México terá canal de TV gay na internet

Salvador sedia 1ª Mostra de Cinema Possíveis Sexualidades