Aconteceu nesta quarta (19) no Espaço Unibanco, em São Paulo, um dia voltado para as meninas, com uma ótima programação de filmes além de cinco DJs mulheres no hall do espaço. Quem compareceu durante a tarde pôde conferir a seqüência de curtas da programação Mapa das Minas, com oito curtas-metragens de temas variados, desde histórias engraçadas e profundas, passando para um pornô sádico e até clipe de música.
Destaque para “510 Metros Acima do Mar”, um curta suíço belíssimo que mostra a madrugada de duas mulheres em um aeroporto isolado, sobre a perda de uma e a espera da outra. O norueguês “A Estréia” conta de uma forma muito doce sobre o primeiro amor de uma senhora e como ele se perpetua ao longo de sua vida. Outro curta, que rendeu boas risadas, foi o espanhol “O Pátio da Minha Casa”, que conta a história sobre os encontros de uma mulher, seu filho adolescente, uma vizinha lésbica e outra vizinha hétero, e como esses caminhos se cruzam com a chegada de um casal de músicos no prédio.
Em seguida foi exibido o longa tcheco “Bonecas”, que nos joga de volta para a juventude, ainda que em terras completamente diferentes das brasileiras – os flashes da época de descobertas típicas da adolescência são inevitáveis ao longo do filme. Um road movie que conta a história de três amigas em suas últimas férias juntas, quando decidem concluir a tão sonhada viagem até a Holanda. Um filme sensível e sincero, que deixa claro os problemas que essas garotas estão passando, sejam lésbicas ou não, e como as relações de amizade são importantes nesse período. Uma despedida desses dias e as aflições de entrar na vida de adulto retratada através dessas três amigas. Vale lembrar que o longa ganhou menção honrosa de melhor filme no Festival de Cinema Gay e Lésbico da República Tcheca e, segundo a diretora Karin Babinská, a franqueza do filme surpreendeu e chegou até a chocar o espectador tcheco.
Por volta das 20h começou a rolar som e cerveja no espaço externo do Unibanco, começando com a DJ Lady A., da Rádio Mix Brasil. O hall do Espaço foi enchendo aos poucos, e ficou cheio mesmo por volta das 21h, logo após que Cris Villela (SuperDyke/Ultradiesel e noite Só para Elas da Bubu Lounge) começou a tocar. Na seqüência, DJ Claudia Guay, da festa Las Fufas, DJ Chan e, à 0h30, encerrando o evento, DJ Paty Passos, do Projeto Sapataria.
Muitas meninas (lindas) circularam por lá, e também algumas personalidades da cena dyke e gay paulistana, que, antes ou após assistirem às sessões de filmes do Festival, aproveitaram o excelente som das DJs. Além, é claro, de alguns meninos e alguns desavisados, que estavam vendo outros filmes, mas que também curtiram o som das meninas.
Noite gostosa, leve e divertida, bem do jeito que as dykes gostam. Veja no álbum algumas fotos!