Apesar da expectativa em levar 50 mil pessoas as ruas para protestar neste domingo, 30/9, aproximadamente 30 mil compareceram na Parada Gay de Santo André, que aconteceu no centro da cidade.
A manifestação foi o encerramento de um mês de atividades culturais realizados para a população GLBT do ABC – Santo André, São Bernardo e São Caetano.
Marcelo Gil, presidente da ABCD´s (Ação Brotar pela Cidadania e Diversidade Sexual), Ong responsável pela organozação da parada, atribuiu as condições climáticas, o número de participantes. "A chuva impediu que a meta de 50 mil pessoas fosse alcançada, mas o importante é que a festa foi um sucesso, conseguimos divertir uma multidão, sem ocorrências de violência. Nossa maior expectativa era trazer visibilidade e força para a nossa luta da criminalização da homofobia, e com as presenças de ativistas da comunidade GLBT e políticos, essa meta foi alcançada. Fizemos barulho e fomos vistos, sinto-me de alma lavada, e tenho certeza de que ano que vem, a festa vai ser bem maior", declarou.
Um flash
O bairro de Madureira também levou uma multidão a rua par protestar contra a homofobia. A estimativa é que cerca de 10 mil pessoas tenham participado. A rainha da parada deste ano foi a atriz Mara Manzan, conhecida por sua personagem Odete da novela O Clone, cujo bordão era "Cada mergulho é um flash".
A atriz faz parte do elenco de Duas Caras, o novo folhetim global. A ida de Mara na parada seria sua "festa de lançamento da novela", segundo declarou ao site OFuxico.
Chicos
A parada gay do Chile, que percorreu as ruas de Santiago, capital do país, também bombou. Cerca de 10 mil pessoas compareceram a festa.