O Centro Nacional de Educação Sexual (Cenesex), dirigido por Mariela Castro, filha do atual presidente Raul Castro, confirmou nesta sexta-feira à France Press que o governo de Cuba aprovou as cirurgias de mudança de sexo.
‘Esta semana foi aprovada a resolução 216 de 2008, que regula os procedimentos que são requeridos como parte da atenção integral às pessoais transexuais, que serão realizados pelo sistema nacional de Saúde Pública’, informou o Departamento Jurídico do Cenesex.
Criada em 2005, a Comissão Nacional de Atenção Integral a Pessoas Transexuais também foi aprovada, passando assim a coordenar todas as ações relacionadas a esse setor.
Mais de cem pessoas, desde 1979, passaram por análise de sua transexualidade em Cuba, e 27 delas receberam a confirmação oficial.
No Brasil
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou durante a abertura da 1ª Conferência Nacional GLBT, em Brasília, que vai assinar uma portaria autorizando o pagamento de cirurgias de mudança de sexo pelo SUS (Sistema Único de Saúde). "A proposta está praticamente pronta", declarou afirmando que "só faltam alguns detalhes".
Questionado sobre o porquê de tal resolução, Temporão respondeu que "há uma demanda social nessa questão. A defesa pelos direitos sexuais e reprodutivos está dentro da nossa agenda há mais de vinte anos".