O Governo do Distrito Federal vai destinar uma ínfima parte de seu orçamento deste ano para ações de prevenção e combate à homofobia. É o que destaca reportagem publicada no portal Correio Web. De acordo com decisão publicada no Diário Oficial do DF em 31 de dezembro de 2007 – suplemento A, página 686 – a quantia destinada a causa GLBT é de R$6,9 mil de um total de pouco mais de nove bilhões e seiscentos e oitenta e oito milhões.
Com a verba do programa Brasília Sem Homofobia a população GLBT do DF pretende implementar ações como a criação de uma delegacia especializada, implementação de disciplinas de orientação sexual e direitos humanos nas escolas e o treinamento de gestores públicos para lidar com as diferenças.
Jaques Jesus, presidente da ONG Ações Cidadãs em Orientação Sexual (ACOS) diz que a organização reivindica a criação de um Conselho Distrital GLBT. “Seria uma gerência dentro do GDF com orçamento exclusivo para incentivar estudos jurídicos de direitos dos homossexuais e avaliar as atuações das delegacias. Queremos ser um centro de referência em direitos humanos, que contemple a discriminação e à violência contra o segmento GLBT”, afirmou.