O governo do Japão, em decisão inédita, concedeu ao brasileiro Emerson Kanegusuke, de 39 anos, o direito ao visto diplomático por ser casado oficialmente com o cônsul-geral dos Estados Unidos em Osaka-Kobe, Patrick Joseph Linehan, 59.
Apesar de somente seis Estados dos EUA e o distrito de Columbia permitirem a união entre casais do mesmo sexo, o governo americano passou a reconhecer oficialmente os parceiros de diplomatas como membros da família.
"Por isso, quando fomos transferidos para cá, o Japão me admitiu como 'diplomata', conforme foi solicitado pelo governo dos Estados Unidos", contou o brasileiro à BBC Brasil.
O casal chegou ao Japão em agosto do ano passado. Emerson é filho de um descendente de japoneses com uma "típica brasileira". O brasileiro, que atualmente faz duplo mestrado, nasceu e cresceu na região do ABC, em São Paulo.
Em 1995, após servir por um bom tempo a Força Aérea Brasileira, Emerson foi para o Japão trabalhar numa fábrica, como decasségui. Em 2002, durante a Copa do Mundo de futebol, conheceu Patrick e, desde então, vivem juntos. Em 2007, eles oficializaram a união no Canadá.