in

Governo do Rio recebe certificado da União Europeia pelo seu combate à homofobia

Nos últimos dias 4 e 5 de abril foi realizado em Brasília o Seminário Brasil – União Europeia de Combate à Violência Homofóbica.

O Governo do Rio recebeu da União Europeia e da da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República o Certificado de Boas Práticas em Políticas Públicas de Direitos Humanos para LGBT, como uma das cinco experiências que tiveram êxito no Brasil para a comunidade gay.

O prêmio foi concedido por conta da atuação no Programa Estadual Rio Sem Homofobia, que combate à discriminação por orientação sexual  e identidade de gênero.

A União Europeia avaliou o conjunto de ações e serviços implementados e oferecidos pelo Rio Sem Homofobia, entre 2010 e 2012, como os quatro Centros de Referência da Cidadania LGBT e o Disque Cidadania LGBT 0800 0234567, que foi destacado pelos representantes europeus.

"Planos abrangentes como o Programa Estadual Rio Sem Homofobia teriam uma aplicabilidade clara em muitas cidades europeias", disse o português Miguel Vale de Almeida, um dos responsáveis pela análise.

O objetivo da avaliação, que foi realizada no segundo semestre de 2012, foi comparar as experiências brasileiras e europeias no combate à homofobia e no acolhimento à população LGBT, como forma de aprofundar o diálogo e a cooperação entre os dois governos no enfrentamento à discriminação por orientação sexual e identidade de gênero.

"Foi com muita satisfação que recebemos essa certificação. Ela nos mostra que o Governo do Rio está no caminho certo. Sabemos que ainda temos um longo caminho pela frente e alguns obstáculos a superar, mas ficamos muito felizes pelo reconhecimento, que nos dá motivação para continuar trabalhando", declarou Cláudio Nascimento (foto), coordenador do Programa Rio Sem Homofobia.

“Para mim foi muito difícil arrumar trabalho”, diz Thammy sobre quando se assumiu lésbica

Vítima de preconceito e ameaças, Jean Wyllys terá proteção policial 24 horas por dia