Nos últimos dias 4 e 5 de abril foi realizado em Brasília o Seminário Brasil – União Europeia de Combate à Violência Homofóbica.
O Governo do Rio recebeu da União Europeia e da da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República o Certificado de Boas Práticas em Políticas Públicas de Direitos Humanos para LGBT, como uma das cinco experiências que tiveram êxito no Brasil para a comunidade gay.
O prêmio foi concedido por conta da atuação no Programa Estadual Rio Sem Homofobia, que combate à discriminação por orientação sexual e identidade de gênero.
A União Europeia avaliou o conjunto de ações e serviços implementados e oferecidos pelo Rio Sem Homofobia, entre 2010 e 2012, como os quatro Centros de Referência da Cidadania LGBT e o Disque Cidadania LGBT 0800 0234567, que foi destacado pelos representantes europeus.
"Planos abrangentes como o Programa Estadual Rio Sem Homofobia teriam uma aplicabilidade clara em muitas cidades europeias", disse o português Miguel Vale de Almeida, um dos responsáveis pela análise.
O objetivo da avaliação, que foi realizada no segundo semestre de 2012, foi comparar as experiências brasileiras e europeias no combate à homofobia e no acolhimento à população LGBT, como forma de aprofundar o diálogo e a cooperação entre os dois governos no enfrentamento à discriminação por orientação sexual e identidade de gênero.
"Foi com muita satisfação que recebemos essa certificação. Ela nos mostra que o Governo do Rio está no caminho certo. Sabemos que ainda temos um longo caminho pela frente e alguns obstáculos a superar, mas ficamos muito felizes pelo reconhecimento, que nos dá motivação para continuar trabalhando", declarou Cláudio Nascimento (foto), coordenador do Programa Rio Sem Homofobia.