Com a presença do ministro Paulo Vanuchi, o governo federal marcou para o dia 29/04 o lançamento público da Conferência Nacional. Além do ministro da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, confirmaram presença a ministra do turismo Marta Suplicy; Nilcéia Freire, da Secretaria Especial para os Direitos das Mulheres; José Gomes Temporão, Ministro da Saúde; e parlamentares da frente GLBT e alguns governadores.
Perly Cipriano da SEDH diz que "também queremos mostrar que muitos países grandes estão acessando o site da conferência e que muitos deles estarão presentes na conferência". Entre esses países, visitantes virtuais de Peru e Itália, por exemplo.
A idéia desse lançamento é publicizar as estaduais que já ocorreram e impulsionar as que ainda estão por acontecer. Para Julian Rodrigues, da ABGLT e da Comissão Organizadora Nacional, "o lançamento é importantíssimo para que a Conferência ganhe corpo e seja conhecida por amplos setores da população".
"Queremos chamar a grande imprensa, dar maior visibilidade a conferência nacional, fazer com que uma parcela maior da sociedade saiba do seu acontecimento", finalizou Perly Cipriano.