in

Governo piauiense proíbe relações gays em reality show

"Linguagem do amor". Esse é o nome de um reality show que nem começou a ser produzido e já vem causando polêmica. A atração, que será produzida pela emissora de TV belga, Chanel 4, entre os meses de agosto e setembro, no nordeste do país, recebeu uma exigência do Governo do Estado do Piauí. "Não ter cenas de nudismo ou de relação homossexual".

A polêmica já virou alvo de protesto do Grupo Matizes, que defende os direitos GLBT na região. Na tarde desta segunda (14/04) representantes da entidade divulgaram nota de repúdio ao que consideraram uma prática discriminatória.

"Ao exigir da TV Belga Chanel 4 que não exibisse cenas de relações homossexuais, para ‘preservar e não passar imagens exóticas’, o  Governo Piauí, lamentavelmente, patrocina a discriminação contra a população LGBT (formada por mais de 300.000 piauienses!), estimulando, inclusive, que pessoas da sociedade também o façam. Ao agir assim, o Governo do Piauí anda na contramão da história e viola dispositivos legais em vigor no Estado Democrático de Direito."

A atração terá 20 mulheres belgas, na sua maioria modelos, atrizes e universitárias e 20 rapazes brasileiros. Haverá provas de disputas envolvendo os idiomas português e flamenco. O reality show será veiculado em 14 países da Europa e dará prêmio de R$75 mil ao ganhador.

Projeto propõe reconhecimento de união gay de imigrantes

Fundação Perseu Abramo vai realizar pesquisa que visa mapear a homofobia no país