O artista plástico Keith Haring (1958-1990) é um dos mais importantes expoentes da arte moderna mundial. Pai do grafite, o norte-americano elevou o estilo à categoria de arte, transferindo o trabalho das ruas para as galerias nova-iorquinas. Ao lado de Jean-Michel Basquiat, Haring é o principal responsável por fazer essa migração rua-galeria.
Neste sábado 31 de julho, a Caixa Cultural Paulista abre a exposição "Selected Works", que relembra os 20 anos da morte do artista – gay assumido, Keith foi vítima do HIV.
A mostra traz 94 obras, todas inéditas no Brasil, em telas e quadros. Além disso, 60 objetos divididos entre fotografias, vídeos, documentos e até mesmo pares de tênis do artista – ele também foi influente ao transformar a moda de rua, com os tênis snickers, em arte e artigo fashionista.
O estilo inconfundível de Haring estará presente com suas pinturas multi-coloridas, geralmente protagonizadas pelos famosos bonequinhos dançantes. Alienígenas coloridos, festas – pré-raves – e bichos felizes também fazem parte do repertório de seus principais trabalhos.
Enfim, uma exposição imperdível de um artista que marcou os anos 80, mas que hoje se revela ainda atual e moderno.
Selected Works
De 31 de julho a 5 de setembro
Caixa Cultural Paulista – Av. Paulista, 2083
Entrada Franca
www.keithharing.com.br