in

Grupo Arco-Íris homenageia senadora Fátima Cleide e deputado Chico Alencar

Como acontece todos os anos durante os eventos da Parada Gay do Rio Janeiro, o Grupo Arco-Íris entrega o Prêmio Cidadania, que este ano chega a sua 9ª edição, prestando homenagem especial aos parlamentares Chico Alencar (PSOL-RJ) e Fátima Cleide (PT-RO).

Em sua justificativa, a ONG declara que o deputado federal reeleito (este ano foi o mais do votado do Rio de janeiro), Chico Alencar, tem um longo histórico na defesa dos direitos humanos e foi um dos responsáveis em aprovar emendas parlamentares para a implementação de políticas públicas LGBT.

A senadora Fátima Cleide, que infelizmente não se reelegeu, é homenageada por conta de sua "insistente luta na defesa dos direitos gays e principalmente pela sua atuação em prol do PLC 122/2006", que visa criminalizar a homofobia em todo o Brasil e que ainda sofre forte resistência da bancada religiosa no Senado.

Ao todo são 23 homenageados, entre eles destaque para o Banco do Brasil, por conta de sua política de inclusão e reconhecimento dos funcionários e clientes gays. As igrejas Contemporânea e Comunidade Betel também são homenageadas por conta de seu trabalho de inclusão dos LGBT na religião.

A campanha presidencial do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) está entre os premiados, pois exibiu um beijo gay e suscitou um debate em torno da questão LGBT em rede nacional nos canais abertos.

Confira a lista completa dos homenageados aqui.

Ator gay de “Ugly Betty” volta em série e peça de teatro

Expulso por assumir homossexualidade no Exército, militar dos EUA vira ativista