Um passo importante no resgate da memória homossexual brasileira foi dado. A Associação Paranaense da Parada da Diversidade executou em parceria com o Grupo Dignidade a restauração e digitalização do jornal "Lampião da Esquina", que circulou entre 1978 e 1981 no Brasil da Ditadura Militar.
"Lampião da Esquina" foi a mais importante publicação gay do país a contar com um time de profissionais de renome como Aguinaldo Silva, João Silvério Trevisan e Darcy Penteado.
O projeto de restauração e digitalização foi realizado por meio de um financiamento do Ministério da Cultura, garantido por uma emenda parlamentar apresentada pelo deputado federal Dr. Rosinha (PT – PR).
O material será disponibilizado para consulta no Centro de Documentação Histórica Professor Dr. Luiz Mott, localizado na sede da Aliança Paranaense pela Cidadania LGBT. A versão digital pode ser conferida no site do grupo Dignidade, clicando aqui.
Nesta sexta-feira, às 18h30, acontecerá o lançamento da coleção na sede da Aliança Paranaense pela Cidadania LGBT. Na ocasião, Ricardo Lima, secretário substituto da Identidade e da Diversidade Cultural, do Ministério da Cultura, falará sobre as políticas do ministério na área homossexual.
Serviço:
Lançamento e coquetel da versão digital de Lampião
09/04, às 18h30
Avenida Marechal Floriano Peixoto, 366 – Cj. 46
Centro – Curitiba – PR
Cedoc Luiz Mott
Avenida Marechal Floriano Peixoto, 366 – Cj. 4
Centro – Curitiba – PR
Tel (41) 3222-3999
2ª a 6ª, das 10h às 18h