Quem vier a São Paulo para a Parada Gay, que acontece no próximo domingo (6), poderá contar com a ajuda de guias que serão distribuídos gratuitamente em vários pontos da capital paulista.
A Cads (Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual), órgão ligado à Prefeitura, lança a 4ª edição de seu "Guia da Diversidade", feito em parceria com a Abrat GLS (Associação Brasileira de Turismo GLS), a SP Turis e a São Paulo Convention & Visitors Bureau.
Com 30 páginas e tiragem de 10 mil exemplares, o guia apresenta mapas da cidade e locais frequentados pela comunidade LGBT. Ainda dá dicas de baladas, pontos turísticos e informações sobre compras, lazer e eventos culturais que acontecem em São Paulo.
A edição deste ano vem com uma novidade: um calendário de atividades ao longo de 2010. "Pensamos nisso para que as pessoas possam visitar a cidade em outros momentos, não somente na Parada Gay", diz Eduardo Cardoso, da Cads.
O "Guia da Diversidade" poderá ser encontrado em estabelecimentos GLS credenciados, além de Centros de Informação ao Turista (CITs), hotéis, rodoviárias e aeroportos. Todos os textos estão disponíveis em duas línguas: português e inglês.
Outro guia turístico que circulará em São Paulo é o "Guia LGBTs Classificados", uma iniciativa da C&M Editora. Com 242 páginas e dividido em duas partes, o guia traz matérias de interesse do público LGBT, telefones úteis, roteiro turístico, entre outras informações, além de uma seção de classificados com produtos e serviços por ordem alfabética.
"Como consumidoras, sabíamos da carência existente no atendimento ao público LGBT e conhecíamos a vontade do mercado em atender esse público", explicam as empresárias Carla e Mirene, da C&M Editora.
O "Guia LGBTs Classificados" é gratuito, mas terá uma tiragem especial, que estará à venda na Livraria Cultura e bancas de jornal na região da avenida Paulista.
Finalmente, o guia "São Paulo de Bolso" chega à sua 9ª edição com o título "A Cor da Diversidade". De acordo com seu editor, Eduardo Lima, a intenção é levantar a bandeira da "expressão de liberdade e direito igual para todos". "A cor escolhida foi o rosa, por ser a cor do amor, um sentimento que é capaz de unir tudo e todos", explica Lima.
O destaque desta edição é uma entrevista com a ex-jogadora Hortência, atual diretora do departamento feminino da Confederação Brasileira de Basquete (CBB). O guia traz também agenda de estabelecimentos que funcionam 24h, dicas de teatro e cinema, além de promoções de parceiros e anunciantes. Tudo para você não se perder e aproveitar São Paulo ao máximo.